A Secretaria de Saúde de Pelotas, no sul do Estado, descartou o boato de que exista um surto de meningite na cidade. O comunicado foi feito após divulgação em redes sociais de que a doença teria se alastrado por conta de uma aluna do Colégio Gonzaga que teria a doença e poderia transmitir para outros colegas.
Até a manhã desta quinta-feira (13), o setor de Vigilância Epidemiológica acompanha o caso dela, de sua mãe e de sua filha, que estão internadas aguardando o resultado final de análise feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS) para confirmar se estão ou não com a doença.
Segundo a secretaria, todas as normas técnicas elaboradas pelo Ministério da Saúde estão sendo seguidas na cidade, o que no atual cenário é de que não existe surto de meningite no município. O Colégio Gonzaga, tradicional instituição privada de Pelotas, emitiu uma nota afirmando que não há nenhuma conclusão atestada sobre a doença, e que todas as atividades curriculares serão mantidas plenamente na escola.
As vacinas contra a meningite do tipo C fazem parte do calendário nacional de vacinação e estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Pelotas. A primeira dose deve ser aplicada aos três meses de idade, a segunda aos cinco meses e um reforço aos 12 meses de idade. O segundo reforço da vacina é feito dos 11 aos 14 anos.
Confira a nota completa do Colégio Gonzaga:
"Informamos à comunidade gonzagueana que não há nenhuma conclusão atestada, muito menos confirmada, a respeito de qualquer doença contagiosa em nossa escola e, na cidade de Pelotas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Esclarecemos outrossim que, sobre a aluna que pairava suspeitas de doença grave, a mesma não se confirmou, mantendo-se hospitalizada, preventivamente, segundo informações da própria mãe.
Por esta razão, juntamente com a Secretaria de Vigilância Sanitária, viemos a público tranquilizar a todos e dizer que nossas atividades curriculares serão mantidas plenamente e que não há nenhum outro tipo de surto patológico em nossa escola. Pedimos a todos atenção às falsas notícias que ora circulam nas redes sociais e mídias de todos os tipos.
Equipe Diretiva Colégio Gonzaga”