O Rio Grande do Sul aplicou 165 mil doses a mais da vacina contra a gripe neste ano em relação a 2018. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) nesta quarta-feira (12). Mesmo com o resultado positivo, o Estado não atingiu a meta da campanha nacional de imunização contra a doença. O preconizado pelo Ministério da Saúde é de vacinar pelo menos 90% dos públicos-alvo. Neste ano, o índice gaúcho está em 84%. Em 2018, fechou em 81,1%.
A SES ainda espera que o número total de imunizados possa aumentar, já que a vacinação continua em andamento nas cidades onde ainda existem estoques. Em Porto Alegre, 13 postos de saúde contam com doses disponíveis.
O pior desempenho até agora foi registrado entre as crianças de até seis anos: apenas 77% delas foram imunizadas contra a gripe. Em 2018, o índice foi ainda pior, fechando em 66,9%.
Na semana passada, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, criticou o desempenho gaúcho na campanha deste ano. Em fala à secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, Mandetta afirmou que esperava “que o Estado vacinasse mais e melhor”. Em resposta, Arita informou que deve propor uma pesquisa para entender os motivos da baixa adesão da população.