Nesta quinta-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro afirmou ter pedido ao Ministério da Saúde o recolhimento de uma caderneta de saúde do adolescente que contém imagens que mostram como prevenir a gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, além de outros assuntos relacionados à saúde, como higiene pessoal e o desenvolvimento corporal.
A publicação, que recebe o título de "Caderneta da Saúde", foi lançada em 2008, com o objetivo de orientar meninas e meninos com idades entre 10 e 19 anos sobre cuidados básicos em saúde, como a importância da vacinação, as transformações do corpo na adolescência e métodos de prevenção à gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.
Com 40 páginas, a publicação traz versões diferentes para meninas e meninos. Ambos os materiais, porém, frisam a adolescência como um "momento importante da vida" e de transformações. "Esta caderneta de saúde foi feita para apoiar você nesse processo de autodescoberta e autocuidado", diz o texto.
Citadas pelo presidente como sendo a parte mais "complicada" do material, as páginas finais ensinam a maneira correta de como a camisinha deve ser colocada e descartada, tanto no caso das femininas quanto das masculinas.
Na caderneta dedicada aos meninos, é possível encontrar esclarecimentos a respeito da primeira ejaculação e do órgão genital masculino. Já no material elaborado para as meninas, há informações sobre a primeira menstruação, desenvolvimento das mamas e sobre as partes que compõem a vagina. O restante do conteúdo é semelhante para ambos os gêneros.
As páginas ainda contêm informações sobre a primeira relação sexual. A cartilha orienta que, para ocorrer, é preciso que ambos estejam com a saúde física, mental e emocional em dia.
"Para ser segura e prazerosa, a primeira relação sexual só deve ocorrer a partir do momento em que você se sentir preparado. Essa escolha é sua! Por isso, não se deixe levar pelas pressões dos outros, respeite o seu próprio ritmo e seja feliz.", diz um dos trechos.