Médicos do Hospital Universitário de Colônia, na Alemanha, estão impressionados com o caso de um homem que precisou ter todo o sangue do corpo trocado em função do excesso de gordura. Os resultados do tratamento foram publicados no periódico Annals of Internal Medicine.
Conforme o relato do médico Philipp Koehler, o homem de 39 anos, que não teve o nome divulgado, chegou na emergência com náuseas, vômitos, indisposição e dores de cabeça. O paciente, com histórico de diabetes, tomava as medicações prescritas de forma irregular.
Testes realizados indicaram que seu sangue tinha síndrome de hiperviscosidade, provocado em função do alto índice de triglicérides – tipo de gordura proveniente de alimentos como óleos e manteigas. Em níveis mais elevados, as causas podem estar relacionadas a doenças, como obesidade.
De acordo com a BBC, a coloração branca do sangue, por causa da gordura, foi o que mais chamou a atenção dos médicos.
Como o sangue continha muita gordura, não foi possível filtrá-lo, obrigando os especialistas a realizarem a retirada de um litro por meio de uma sangria e reaplicação do líquido um doador. Com a queda dos triglicérides, eles retiraram mais um litro e recolocaram mais sangue doado.
Dois dias depois, conforme o portal Live Science, os níveis de triglicérides estavam baixos o bastante para realizar a filtragem.