O governo do Estado confirmou a abertura de acesso a mais um recurso do Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados Sem Fins Lucrativos e Hospitais Públicos (Funafir). O anúncio foi realizado pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, durante a assembleia extraordinária da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (15), em Porto Alegre. A linha de crédito, no valor de R$ 90 milhões, será destinada a 112 hospitais gaúchos.
De acordo com o presidente da entidade, André Legemann, o recurso representa um alento para o setor, mas não resolve o rombo dos valores em atraso por parte do Palácio Piratini, que somam R$ 245 milhões.
— Não é a solução, mas é a alternativa que temos nesse momento e neste contexto — destaca. Mesmo assim, Legemann reitera a necessidade de uma previsão do recebimento do valor em aberto. — O que mais nos angustia e que mais gera expectativa é em relação as competências em aberto de 2018. Esperávamos ter hoje (sexta), na assembleia, uma posição oficial do Estado sobre essas parcelas — detalha.
Conforme Legemann, o crédito do Funafir já estará disponível nas instituições bancárias na próxima semana. Os hospitais responderam a um questionário, aplicado pela federação na semana passada, habilitando-se ao financiamento. As instituições contempladas foram aquelas que se enquadraram na lei do fundo de apoio.