Em uma semana, 98 alunos das redes municipal e estadual de ensino de Porto Alegre foram vacinados contra o sarampo – oito recusaram receber a dose da vacina. A imunização em sala de aula integra o Plano de Enfrentamento contra a doença, lançado pela prefeitura da Capital, com o objetivo de reduzir os casos entre jovens de 15 a 29 anos. Das 36 confirmações de sarampo no município neste ano, 29 estão concentradas nessa faixa etária.
Dados parciais, divulgados nesta segunda-feira (5), apontam que apenas quatro instituições de ensino receberam equipes de saúde na primeira semana da ação, que começou dia 25 de outubro. Até o dia 14 deste mês, a expectativa é de chegar a 26. A meta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é contemplar as 120 escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola até final de dezembro.
— O número de vacinados é considerado dentro do planejado para atingir o público alvo — avalia o secretário Erno Harzheim.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), as escolas que integram a força-tarefa reúnem 48 mil alunos entre 15 e 19 anos. A intenção é manter até o final de dezembro as visitas aos colégios, como também a universidades e quarteis.
Porto Alegre recebeu 77 notificações de suspeitas de sarampo em 2018, com confirmação de 36 casos. Cinco continuam em investigação, os demais foram descartados. Do total de casos confirmados, 29 são pacientes entre 15 e 29 anos, 33 (91,7%) não têm o esquema vacinal completo contra sarampo e 29 (80,5%) são homens. Novo balanço sobre a situação epidemiológica da cidade deve ser divulgado ao longo desta semana.