A Prefeitura de Porto Alegre deu início, nesta quinta-feira (25), à vacinação contra o sarampo em escolas do município. A primeira a receber a ação foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Jerônimo de Ornelas, no bairro Coronel Aparício Borges. Anunciado nesta semana, o trabalho dos agentes de saúde busca bloquear o avanço da doença na Capital, que concentra 36 dos 43 casos confirmados neste ano no Rio Grande do Sul. Do total de registros em Porto Alegre, 29 estão na faixa etária dos 15 a 29 anos.
— Representa mais de 80% dos casos. Por isso, estamos indo ao encontro desses jovens, que não costumam frequentar as unidades básicas — afirma o secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim.
A intenção da secretaria é imunizar cerca de 350 mil jovens distribuídos em 130 instituições de ensino da Capital, incluindo universidades.
— Para isso, 80 mil doses já estão disponíveis. A vacinação deve ocorrer conforme as escolas forem liberando a entrada das equipes de saúde. Como isso é muito dinâmico, não estamos divulgando um calendário. Os comunicados serão feitos em cada escola — explica Harzheim.
De acordo com o secretário, a maioria dos casos da doença em Porto Alegre está associada ao contato de uma moradora com o vírus durante viagem a Manaus:
— Conseguimos relacionar muitos dos infectados com esse caso originário. Fizemos o bloqueio nas pessoas próximas a ela, mas agora vamos fazer na faixa etária mais atingida.
O sarampo é uma doença viral e altamente contagiosa, até então considerada erradicada no Brasil. Em 2018, porém, casos importados do vírus foram registrados no país, inclusive no Rio Grande do Sul. Por conta disso, o Ministério da Saúde reforçou a campanha de imunização em crianças de um a cinco anos. Em Porto Alegre, porém, a Secretaria Municipal da Saúde resolveu mobilizar equipes de vacinação nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, além de instituições de Ensino Superior.
Quem não tem o esquema vacinal completo (,) deve procurar um posto de saúde e solicitar a tríplice viral. Pessoas até 29 anos devem tomar duas doses. Para quem tem até 49 anos, basta uma dose.