O novo posto de saúde do bairro Reolon, em Caxias do Sul, terá as obras físicas prontas na semana que vem. É o que prevê o secretário do Planejamento Fernando Mondadori. Segundo ele, faltam apenas alguns ajustes e correções, como a colocação de um corrimão, entre outras pequenas intervenções. O novo prédio faz parte do projeto habitacional do loteamento Rota Nova, que recebeu as primeiras famílias no fim de agosto do ano passado.
O primeiro prazo previsto de entrega da UBS, conforme contrato entre a empresa que está executando a obra e a prefeitura de Caxias do Sul, era 2 de agosto do ano passado. De lá para cá, foram feitos quatro aditivos prorrogando a obra.
Conforme Mondadori, entre os motivos que levaram à demora estão as condições climáticas e também furtos que ocorreram no canteiro de obras. O secretário diz que isso não acarretou custo extra para o município, mas atrasou os trabalhos. A obra terá uma redução de R$ 47 mil em relação ao valor inicialmente previsto.
Em relação a repasses do governo federal, Mondadori afirma que houve atrasos nos primeiros meses de 2017. Segundo o secretário, isso ocorreu por uma questão interna da União, que depois normalizou as transferências.
A nova UBS é maior que a atual e substituirá o prédio antigo. A partir de agora, ficará a cargo da Secretaria da Saúde a instalação de equipamentos e móveis adicionais para a mudança. O custo da obra é de cerca de R$ 1 milhão, dos quais 73% são repassados pelo Governo Federal e 27% são contrapartida do município.