Está em fase de finalização a construção do novo prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Reolon, em Caxias do Sul. Nesta semana, a prefeitura oficializou a prorrogação do prazo para a empresa contratada entregar a obra. As etapas que faltam são pintura interna, piso, jardinagem, cercamento e rede elétrica. Depois de finalizadas essas intervenções, a Secretaria do Planejamento faz uma vistoria da obra. Por isso, a previsão é que o prédio seja entregue até junho à Secretaria da Saúde, que é responsável pela compra de equipamentos e mobiliário. As licitações ainda não foram realizadas, o que faz com que não exista prazo para o posto de saúde entrar em funcionamento.
Conforme o secretário do Planejamento, Fernando Mondadori, o aditivo de prazo para a conclusão da obra foi necessário porque os trabalhos ficaram parados entre o final de 2016 e início de 2017. Segundo o secretário, a paralisação foi motivada pela falta de repasses do governo federal. O custo para a construção é de aproximadamente R$ 1 milhão. Mondadori diz que outro problema enfrentado foram furtos da construção, como parte da estrutura metálica e de madeira.
A atual UBS será desativada. Embora parte dos equipamentos e do mobiliário possam ser reaproveitados, a Secretaria da Saúde diz que haverá necessidade de comprar outros por causa da estrutura maior.
O novo posto de saúde é uma exigência federal em função do projeto Rota Nova, que tirou moradores das margens da Rota do Sol e levou para condomínios populares na região do Reolon. Atualmente, são cerca de 7.500 pacientes atendidos por mês.
Inicialmente, a mesma equipe de trabalho será mantida com duas Estratégias da Saúde da Família e um médico que começou a atuar em função do Rota Nova. De acordo com a Secretaria da Saúde, depois será avaliada a necessidade de ampliar o número de profissionais.