O número de casos de gripe, causada pelo vírus Influenza, dobrou no Rio Grande do Sul. O último balanço da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado no começo da semana com dados até o dia 5 de maio, aponta 14 casos no Estado. Antes disso, a contagem indicava sete registros até o dia 7 de abril.
Os casos foram registrados em Porto Alegre (4), São Gabriel (2), Caxias do Sul (2), Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Eldorado do Sul, Feliz e Monte Alegre dos Campos. Seis foram por H3N2 (Influenza A), três por H1N1 (Influenza A) e cinco por Influenza B. Dos 14 casos, quatro pessoas relataram ter recebido a vacina em 2017, mas nenhuma delas é considerada vacinada em 2018, já que os sintomas iniciaram antes do começo da campanha de vacinação.
Nenhum óbito foi registrado por gripe em 2018. No mesmo período do ano passado, já haviam sido contabilizados 41 casos de Influenza e três óbitos. O boletim da SES aponta que a previsão para este ano é de que se repita o predomínio do vírus Influenza A (H3N2), seguido do vírus Influenza B, como ocorreu na América do Norte. No entanto, no Brasil, a predominância atual, por enquanto, é do vírus Influenza (H1N1).
A campanha de vacinação, que começou no dia 23 de abril, já tem cobertura de 35,9% no Estado – 1.165 milhão de doses foram aplicadas. Cerca de 3,6 milhões de gaúchos estão incluídos no público-alvo. Podem receber a dose gratuitamente idosos, crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis, trabalhadores da saúde, povos indígenas, adolescentes e jovens de até 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Professores das redes pública e privada também foram incluídos novamente nos grupos – as prefeituras poderão optar por datas de vacinação dentro das escolas.
O próximo sábado (12) é o chamado Dia D da campanha de vacinação, quando postos de saúde estarão abertos para vacinação. Em Porto Alegre, a prefeitura deve divulgar nesta tarde quais postos terão atendimento.