O número de casos de toxoplasmose em Santa Maria, na região central do Estado, subiu para 218. Entre as vítimas confirmadas, com contraprova em laboratório, estão 20 gestantes. É o maior surto da doença no Rio Grande do Sul em número de pessoas infectadas.
De acordo com balanço divulgado pelo governo estadual e pela prefeitura do município nesta terça-feira (8), são 792 casos notificados na cidade, sendo 617 suspeitos. Desse montante, 70 descartados e 319 são investigados — 103 são de mulheres grávidas.
Na semana passada, o número de casos confirmados de toxoplasmose era de 176, conforme boletim divulgado na sexta-feira (4). O surto da doença na cidade da Região Central foi confirmado em abril. Desde então, as ocorrências de pessoas afetadas por toxoplasmose vêm aumentando.
Com o surto, autoridades de saúde passaram a recomendar que as mulheres do município evitem a gravidez até que o foco de contaminação seja identificado. Na tentativa de combater o problema, o município anunciou a abertura de um ambulatório para exames oftalmológicos de pacientes suspeitos ou portadores da doença, o credenciamento de laboratórios para a realização de exames, e a busca, junto ao Ministério da Saúde, para garantir mais medicamentos para tratar a doença.