Começou nesta segunda-feira (23), em todo o país, a campanha de vacinação contra a gripe. No Rio Grande do Sul, mais de 1,8 mil postos de saúde aplicarão gratuitamente as doses contra os vírus do tipo Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B em grupos prioritários (veja quais mais abaixo). A mobilização se estende até 1º de junho.
No começo da manhã, o Centro de Saúde Modelo, em Porto Alegre, registrava filas de pessoas aguardando a vacinação.
A imunização deve ser repetida anualmente porque a proteção dura cerca de um ano e porque as doses são atualizadas conforme a expectativa de vírus que devem circular na população a cada temporada. A Secretarial Estadual da Saúde (SES) estima que 3,6 milhões de pessoas serão imunizadas.
Onde se vacinar?
Em qualquer posto de saúde de seu município, no horário de atendimento de rotina, que varia conforme a cidade. Em Porto Alegre, são 128 unidades funcionando de segunda a sexta, das 8h às 17h. Além dessas, três postos atendem, mas com horário diferenciado: Centro de Saúde Modelo e unidade de saúde São Carlos (até as 22h), e Clínica da Família, na Restinga (até as 20h).
Público-alvo da campanha
— Idosos com 60 anos ou mais
— Crianças de seis meses a cinco anos
— Gestantes
— Mães até 45 dias após o parto
— Trabalhadores da área da saúde
— Indígenas
— Portadores de doenças crônicas não transmissíveis
— Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas
— População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
— Professores das escolas públicas e privadas
Dia D
Em 12 de maio, um sábado, unidades de saúde serão excepcionalmente abertas para o chamado Dia D.
Como a gripe é transmitida
Pela secreção das vias áreas, por meio de tosse, espirro ou fala. Quando espirramos, uma "nuvem" de saliva com vírus flutua por cerca de um minuto até cair, onde fica por cerca de uma hora. Se você passa a mão em uma região que recebeu essa "nuvem" (corrimão, teclado, maçaneta de porta) e coloca os dedos na boca, no nariz ou nos olhos, ou ainda se compartilha objetos de uso pessoal (talheres, escova de dentes), o vírus entra no organismo.
Como evitar
— Evite apertar a mão das pessoas enquanto estiver com gripe. Quem tem gripe costuma coçar o nariz e passar o vírus para a mão.
— Lave as mãos com álcool ou sabonete
— Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Mesmo em dias gelados, deixe as janelas abertas, ao menos quando você não está em casa, para o ar circular.
— Não use lenços de pano para assoar o nariz. Opte por descartáveis
— Evite compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, escova de dentes ou toalha
— Ao espirrar, tape a boca na dobra do cotovelo em vez de usar a mão
Os tipos de vírus Influenza
Influenza A
É o mais perigoso. Mata mais, tem alto potencial de modificação e é mais facilmente transmitido. Hoje, os encontrados em seres humanos são o H1N1 e o H3N2.
Subtipo H1N1
Responsável pela gripe espanhola em 1918 e, modificado, pela gripe suína em 2009. Hoje, causa a gripe comum.
Subtipo H3N2
Responsável pela gripe de Hong Kong de 1968, causou quase 50 mil internações nos Estados Unidos e já circula no Brasil.
Outros subtipos
H2N2, H5N1, H1N2 etc.
Gripe ou resfriado?
A gripe é mais severa e abrupta – dura cinco dias, derruba o indivíduo na cama e pode levar à pneumonia ou à morte. Agora, se você consegue ir trabalhar, ainda que com nariz escorrendo, garganta irritada, mal-estar e febre baixinha, então é porque tem resfriado, que é mais brando e perdura por dois a quatro dias. Além disso, enquanto a gripe é causada pelo vírus influenza, o resfriado é causado por outros agentes, entre eles o rinovírus e o coronavírus.