Equipamentos foram levados do banco de sangue do Hospital Beneficência Portuguesa na madrugada deste domingo (6), na região central de Porto Alegre. A ação criminosa foi percebida por funcionários que chegaram ao local para trabalhar no início desta manhã.
Conforme o relato dos trabalhadores — da instituição que está praticamente fechada —, um ou mais criminosos entraram no local durante a madrugada por meio de um equipamento de um ar condicionado que fica na escadaria ao lado da Igreja da Conceição.
Segundo o presidente do Hospital Beneficência Portuguesa, Augusto Veit, foram levados dois condicionadores de ar, três motores de freezers e geladeiras, um computador e duas torneiras.
— Já estamos numa situação delicada e algo assim ocorre — lamentou o presidente da entidade, informando que as bolsas de plasma que estavam nas geladeiras ficaram inutilizadas.
Às 7h, quando funcionários entraram no local e perceberam água pelos corredores do hospital, viram que o local havia sido atacado por criminosos.
Funcionários ouvidos pela reportagem não quiseram se identificar, mas demonstraram tristeza com a situação. Alguns estão há quase um ano sem receber salários.
— Estou há muito tempo aqui e sigo porque falta pouco para aposentar. Tenho outro trabalho, mas também quero seguir aqui — conta um funcionário.