Pelo menos quatro hospitais e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) estão interessados em assumir o Hospital Beneficência Portuguesa. A informação é do presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Paulo de Argollo Mendes, que lidera o grupo de trabalho que busca salvar uma das mais antigas casas de saúde da Capital.
Em entrevista ao Gaúcha Atualidade nesta sexta-feira (22), Argollo detalhou os avanços alcançados para manter a instituição de portas abertas e a criação de uma conta bancária para arrecadar fundos.
— O hospital está sendo recuperado, caminha a passos largos, e voltará a atender a população — acredita.
De acordo com o dirigente, o grupo está empenhado em buscar recursos para recuperar a saúde financeira do Beneficência, que passa por uma das piores crises na sua história de 163 anos.
— Estamos negociando com o Banrisul e a Caixa Econômica Federal para um empréstimo com carência de dois anos — detalha.
Enquanto isso, o Ministério da Saúde garantiu que oferecerá uma consultoria com um dos seis hospitais de excelência para estudar a situação do Beneficência. A consultoria está marcada para iniciar em janeiro de 2018. Paralelamente, uma auditoria é realizada nas contas da instituição, para verificar o real tamanho das dívidas.
— Buscamos o apoio da comunidade, dos empresários, dos médicos e daqueles que nasceram neste hospital para contribuir com a campanha de doações. Qualquer valor será importante para manter os atendimentos — afirma Argollo.
Segundo o presidente do Simers, a conta bancária será gerida pela direção do hospital, com acompanhamento do grupo de trabalho que busca salvar a casa de saúde.
— Esses recursos terão como meta inicial o pagamento dos salários dos funcionários, que estão em atraso há seis meses — afirma.
Dados da conta para doações
Banco Banrisul
Agência 0100
Conta 06.205518.7-4
CNPJ 92.740.539/0001-03