Quase duas semanas após o início da campanha nacional de vacinação contra a gripe, 846 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritários já foram imunizadas no Rio Grande do Sul. Esse número equivale a 23,5% das 3,6 milhões de pessoas que integram o público-alvo gaúcho. A meta é atingir 90% desse total.
Foram aplicadas pouco mais de 1 milhão de doses. Até o momento, 576 mil idosos já foram imunizados, o que representa 39% desse grupo. Também foram vacinados 106 mil trabalhadores da saúde, 93 mil crianças, 32,6 mil professores, 25 mil gestantes, 7,5 mil mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, 5,9 mil indígenas, além de presos e funcionários do sistema prisional.
Para a Secretaria Estadual de Saúde, os índices de vacinação estão dentro do previsto e não há nenhum grupo prioritário que preocupe até o momento. Cerca de 2 milhões de doses já foram entregues ao Estado.
A campanha vai até o dia 1º de junho. No próximo sábado (12), será realizado o Dia D da vacinação. A prefeitura de Porto Alegre deve divulgar ao longo da semana quais unidades de saúde estarão abertas para atender à população.
Em 2017, 439 casos de gripe foram registrados no Rio Grande do Sul. Ao todo, 48 pessoas morreram. Além da vacinação, lavar e higienizar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável, não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes ventilados são algumas das maneiras de evitar a contaminação pelo vírus da gripe.