O Postão 24 Horas, no centro de Caxias do Sul, normalizou o atendimento para crianças na manhã desta segunda-feira (21). Desde às 20h de sábado (19), a unidade estava sem pediatra. Com isso, houve aumento na demanda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, mas a quantidade ainda não foi divulgada até 11h desta segunda-feira.
Conforme a secretária da Saúde, Deysi Piovesan, a suspensão temporária no atendimento pediátrico no Postão foi necessária por causa da escassez de profissionais especializados nesta área para compor as escalas de trabalho. O Postão tem 22 pediatras que são servidores municipais, o que é insuficiente, segundo a secretária. Por turno, a unidade deve ter dois profissionais para atender as crianças.
Deysi explica que a falta de pediatras no mercado de trabalho é um impeditivo até para outra prática que era adotada pela prefeitura: a contratação de profissionais autônomos para os plantões. Além disso, a administração municipal encontra dificuldade em contratar médicos. Os dados mais recentes da Secretaria de Recursos Humanos, do início deste mês, mostram que cerca de 25% dos nomeados neste ano não assumiram.