Mais de 72 mil doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em Caxias do Sul até a última quarta-feira (16) conforme balanço da Vigilância Epidemiológica. O número representa cerca de 61% da população-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
Devem ser imunizados idosos, crianças menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias, trabalhadores da saúde, povos indígenas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. A meta no município é imunizar 115 mil pessoas.
Dos grupos prioritários, a faixa que teve o maior índice de procura são as mulheres que deram à luz há até 45 dias, com 80% de vacinação, seguidas pelos idosos, com 74,33%. A menor cobertura até o momento é de crianças, com 36%, e de gestantes, com 40%.
Em Bento Gonçalves, a Secretaria Municipal da Saúde já vacinou mais de 17 mil pessoas. Esse número corresponde a 60% da meta do município, que pretende vacinar cerca de 29 mil pessoas. O maior número de imunizados é o de profissionais da saúde, com 2.545 doses aplicadas, seguido pelas crianças com 2.061 vacinas realizadas.
Já Farroupilha registra uma taxa de 64,35% de vacinação do público-alvo da campanha. O índice não prevê os cerca de 2.113 pacientes com doenças crônicas imunizados. Até a tarde desta sexta-feira (18), foram imunizadas cerca de 10.635 pessoas. O grupo com o maior número de imunizados é de idosos com cerca de 77,24%. Logo atrás, vem a população indígena, com 73%, e os profissionais da saúde com, 65,73%. O grupo com a menor taxa de vacinação são as crianças, com 40,57%.
Em Flores da Cunha, cerca de 58% da população-alvo da campanha foi vacinada. Até o momento, foram aplicadas 3.418 doses. Os grupos com maior taxa de imunização são idosos e mulheres que deram a luz a menos de 45 dias.
A campanha nacional de vacinação vai até o dia 1º de junho nos postos de saúde de todos os municípios da região.