Dos 93 médicos nomeados neste ano para trabalhar na rede pública de saúde de Caxias do Sul, 25 não assumiram as vagas. Isso significa que um quarto decidiu não atuar no serviço público. A nomeação mais recente foi na sexta-feira (4). Nesta segunda-feira (7), começou a contar o prazo de 15 dias para que os profissionais manifestem interesse nas vagas.
Foram chamados 20 médicos para atuação de 12 horas por semana. Eles se somam a outros 35 profissionais da área também com processos de contratação em andamento. Mas ainda não existe garantia de que todos serão efetivados, já que parte deles pode não demonstrar interesse.
Além disso, o período para contratação pode ser longo. Do momento em que são chamados até o que assumem, pode demorar até um mês e meio. Além dos 15 dias iniciais para se apresentarem, eles podem pedir prorrogação para aceitar ou não a vaga por mais 15 dias. Depois, os nomeados têm outros 15 dias para começar a trabalhar.
Conforme levantamento da prefeitura feito no mês passado, 31 dos 47 postos de saúde têm falta de médicos.
Nomeações para outras vagas
Outros cargos também tiveram nomeações publicadas no Diário Oficial do Município na sexta-feira: agente administrativo, auxiliar de infraestrutura, eletricista, fiscal municipal, motorista, nutricionista, técnico em análises clínicas e técnico em enfermagem.