Das 48 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul, 31 têm algum tipo de restrição no atendimento devido à falta de médicos. A prefeitura aguarda a apresentação de profissionais chamados no início do mês e também de um novo concurso, cujas inscrições encerraram na semana passada.
Conforme levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde (ver abaixo), chama a atenção a situação dos postos de saúde dos bairros Cruzeiro e Reolon. No Cruzeiro, há necessidade de três clínicos com carga horária de 12 horas semanais. Segundo a prefeitura, a previsão é que o serviço seja normalizado com os novos profissionais chamados no início do mês. Os médicos chamados têm ainda 15 dias para decidirem se assumem ou não. No Reolon, são necessários dois médicos de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Um profissional está encaminhando a documentação e, para a outra vaga, o município busca interessados. Também é necessário um clínico para o turno vespertino, que foi chamado no início do mês.
Outra situação que chama a atenção ocorre no interior. Nas UBSs dos distritos de Criúva e Santa Lúcia do Piaí, há um médico de ESF que atende as duas unidades.
De acordo com a Secretaria da Saúde de Caxias, em 2017, o município tinha 1.032 horas de médicos clínicos por semana. Em 2018, são 874 horas de médicos clínicos por semana. O levantamento da secretaria começou a ser feito por horas em função das mudanças que ocorreram na carga horária dos médicos. No ano passado, quando os médicos dos postos de saúde passaram a atender pela carga horária, os que tinham contrato de 20 horas semanais puderam optar em reduzir a carga horária para 12 horas por semana.
Dos 35 profissionais chamados no início do mês, 20 substituirão aposentadorias e exonerações. Os demais reforçarão as UBSs.
Lista de UBSs com defasagem na carga horária de médicos, conforme atualização do final da manhã de sexta-feira (20)
- Alvorada: quatro horas semanais de médico ginecologista. Prefeitura afirma que já há uma profissional que iniciará o cumprimento de hora extra a partir do mês de maio.
- Ana Rech: nove horas semanais de médico ginecologista; é aguardada a realização do concurso. Segundo a prefeitura, temporariamente as pacientes estão sendo referenciadas à UBS São Leopoldo. Também há falta de um clínico de 12 horas. A perspectiva é para adequação por meio do chamamento de aprovados em concurso já realizado.
- Bela Vista: 36 horas de médico clínico. A previsão de adequação é com os profissionais aprovados em concurso que já foram chamados.
- Belo Horizonte: 12 horas de médico ginecologista (aguardando retorno de profissional em licença maternidade, com previsão para junho). Conforme a prefeitura, as pacientes estão sendo atendidas pela médica de Saúde da Família com suporte de ginecologista da UBS Santa Fé. Também é necessário um médico de Estratégia de Saúde da Família para 40 horas. Nesse caso, a prefeitura afirmou que o profissional está encaminhando documentação para começar a trabalhar.
- Campos da Serra: 16 horas de médico pediatra. Será reposto por meio do concurso que teve as inscrições encerradas na semana passada.
- Centenário: nove horas semanais de médico pediatra. Será reposto por meio do concurso que teve as inscrições encerradas na semana passada.
- Centro de Saúde: mais 34 horas semanais de médico clínico. Previsão de adequação por meio do chamamento de médicos já aprovados em concurso.
- Cinquentenário: mais dois médicos clínicos de 12 horas semanais. Perspectiva de adequação por meio do chamamento de médicos já aprovados em concurso.
- Cristo Operário: mais um médico clínico de 12 horas semanais: previsão de adequação por meio do chamamento de médicos já aprovados em concurso.
- Criúva: um médico de ESF de 40 horas semanais. Prefeitura afirma que já tem liberação para contratação de profissional e está em busca de interessados na vaga.
- Cruzeiro: três médicos clínicos de 12 horas semanais. A previsão de adequação é por meio do chamamento de médicos já aprovados em concurso.
- Desvio Rizzo: mais dois médicos clínicos de 12 horas. A previsão de adequação é por meio do chamamento de médicos já aprovados em concurso.
- Diamantino: oito horas semanais de médico ginecologista. Prefeitura aguarda a realização do concurso público para adequar. Também são necessários dois clínicos. A previsão de adequação é por meio do chamamento de médicos já aprovados em concurso.
- Eldorado: mais 36 horas semanais de médico clínico. A previsão de adequação é por meio do chamamento de médicos já aprovados em concurso.
- Esplanada: dois médicos clínicos de 12 horas semanais. A previsão de adequação é por meio do chamamento de médicos já aprovados em concurso. Também é necessário um ginecologista de 12 horas. Prefeitura aguarda realização do concurso público para adequar.
- Forqueta: oito horas para pediatra. Prefeitura aguarda realização do concurso público para adequar.
- Madureira: 12 horas semanais para pediatra. Prefeitura aguarda realização do concurso público para adequar. Temporariamente, UBS Centro de Saúde, na rua Pinheiro Machado, é a referência.
- Mariani: um médico ESF. A vaga está aberta e a Secretaria da Saúde está em busca de interessados.
- Planalto: um ginecologista de 12 horas semanais. Prefeitura aguarda realização do concurso público para adequar. Mais um clínico de 12 horas . A previsão de adequação é por meio do chamamento de médicos já aprovados em concurso.
- Planalto/Rio Branco: um médico de 12 horas semanais. A previsão de adequação é por meio do chamamento de médicos já aprovados em concurso.
- Reolon: dois médicos de ESF. Desses, um profissional está encaminhando a documentação e a prefeitura ainda busca interessados na outra vaga. Também é necessário um clínico para o vespertino. A previsão de adequação é por meio do chamamento de médicos já aprovados em concurso.
- Rio Branco: dois clínicos de 12 horas. A previsão de adequação é por meio do chamamento de médicos já aprovados em concurso.
- Sagrada Família: um médico clínico de 12 horas. A previsão de adequação é por meio do chamamento de médicos já aprovados em concurso.
- Santa Fé: um médico de ESF de 40 horas semanais. A vaga está aberta e a prefeitura busca interessados. Também é necessário um pediatra de 12 horas semanais.
- Santa Lúcia Cohab: um pediatra de 12 horas semanais. Prefeitura aguarda a realização do concurso público para adequar.
- Santa Lúcia do Piaí: 40 horas de médico de ESF: aguardando ingresso de profissional na UBS Criúva para adequar a situação. Atualmente,um profissional está dividindo a carga horária entre as duas UBSs.
- São Leopoldo: dois médicos de 12 horas semanais. A previsão de adequação é por meio do chamamento de médicos já aprovados em concurso.
- São Victor Cohab: um médico clínico de 12 horas. A previsão de adequação é por meio do chamamento de médicos já aprovados em concurso.
- Século XX: mais quatro horas para ginecologista. Prefeitura aguarda a realização do concurso para adequação. E mais um médico clínico de 12 horas semanais. A previsão de adequação é por meio do chamamento de médicos já aprovados em concurso.
- Serrano: quatro horas semanais de médico ginecologista. Prefeitura aguarda a realização do concurso público para adequação.
- Vila Ipê: mais um médico clínico de 12 horas para o turno vespertino. Previsão de adequação por meio do chamamento de médicos já aprovados em concurso.