A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, de Caxias do Sul, completa seis meses nesta terça-feira (20). A Secretaria da Saúde projetava que a inauguração da UPA resultasse em redução de 30% na demanda do Postão 24 Horas, no centro. O índice, no entanto, ainda não foi alcançado. O Postão tem uma média de 348 atendimentos diários desde 20 de setembro de 2017. De setembro de 2016 a março de 2017, dados da prefeitura mostram média de 423 pacientes no serviço. Isso significa redução de 17,7% na demanda no centro desde a operação da UPA.
A secretária da Saúde, Deysi Piovesan, avalia que dois fatores principais explicam o cenário. Um deles é a tradição de buscar o Postão, que opera há 25 anos. O outro é a localização central deste pronto socorro, enquanto a UPA fica na Zona Norte, o que implica em maior dificuldade de acesso para moradores de outras regiões.
Além disso, a secretária destaca que o aumento da demanda do SUS, com a crise econômica, também resultou na maior procura pelo Postão nos últimos anos. Outro aspecto, segundo ela, é a dificuldade em reposição de médicos nas Unidades Básicas de Saúde, o que leva os pacientes a procurarem o serviço mais tradicional. Apesar disso, a expectativa é de que a UPA se firme como uma possibilidade de atendimento com o passar do tempo e a avaliação é de que o resultado seja a redução de 30% dos pacientes que vão ao Postão.
Enquanto o índice não é alcançado, a UPA ainda opera abaixo da capacidade máxima, que é de 350 atendimentos diários. A média atual é de 230 pacientes recebidos por dia, conforme o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que administra a unidade. A Secretaria da Saúde considera que o número deve aumentar nos próximos meses por causa do inverno. Deysi aponta que a estação, em que circulam mais doenças como gripes e resfriados, será também o maior desafio para a unidade. Com aumento na demanda, será preciso dar agilidade ao atendimento para evitar filas.
A projeção de que o inverno provocará aumento na procura por atendimento é compartilhada pela diretora geral do IGH em Caxias do Sul, Maria Eliana Ferreira. Além disso, ela aponta que pesquisas internas mostram satisfação com o atendimento. Por isso, espera que a divulgação resulte em um maior numero de atendimentos na UPA.