No esforço de impedir que a febre amarela avance pelo país, o Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (20), que todo o território brasileiro é área recomendada para a vacina contra a doença. A oferta será ampliada, de forma gradual, para todo o Brasil até 2019 de forma a vacinar quase 77,5 milhões de pessoas – o número equivale à população não vacinada.
Os primeiros Estados a estenderem a vacinação são São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia – até esta estratégia, a vacina de febre amarela era rotineiramente aplicada em 23 estados, nove deles sendo áreas parciais de recomendação de vacinação.
De 1º de julho de 2017 a 13 de março de 2018, 920 casos de febre amarela foram confirmados no país – destes, 300 resultaram em mortes.
Oferta já ocorria em todo o RS desde janeiro
Na prática, a nova diretriz não muda em nada a estratégia de saúde pública no Rio Grande do Sul. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) estabeleceu, desde janeiro, que todos os municípios gaúchos são área de recomendação para vacina e que devem oferecer doses a seus habitantes.
— Todas as cidades do Estado tem vacina hoje. Já vacinamos mais de 70% da população. Antes, não tínhamos orientação do Ministério, mas tomamos essa decisão sabendo que havia doses suficientes — afirmou ao GaúchaZH o secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo Reis.
A expectativa da SES é vacinar 90% da população gaúcha até o fim deste ano.