A maternidade do Hospital Casa de Saúde de Santa Maria, que ficou fechada por quatro meses, retoma o ritmo de funcionamento. Desde que reabriu, no último dia 5 deste mês, já foram prestados cem atendimentos a gestantes que procuraram a obstetrícia com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, também foram 19 partos realizados.
Sete médicos obstetras ficam responsáveis pelos atendimentos às gestantes. Nesta manhã de segunda-feira (12), há três gestantes internadas na Casa de Saúde, que conta com 18 leitos.
Já no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), a outra maternidade que também atende pelo SUS na cidade, a procura sofreu redução. Na manhã de hoje, dos 10 leitos disponíveis, sete deles são ocupados por gestantes.
Durante os quatro meses em que a maternidade da Casa de Saúde esteve fechada, o centro obstétrico do Husm foi a única porta de entrada por meio do SUS às gestantes.
O retorno dos médicos obstetras da Casa de Saúde se deu após um acordo para a retomada dos serviços. Ficou acertado entre os médicos e a direção do hospital em quitar o salário de setembro do ano passado que ainda está em aberto. O débito será pago em quatro parcelas.