Temperaturas mais amenas e um trabalho intensivo de prevenção. Essas são as justificativas do governo do Estado para a grande queda nos registros de casos graves de gripe em 2014. Se comparado com o ano passado, o número caiu 90%, no Rio Grande do Sul.
Dados divulgados nesta quinta-feira (26) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) mostram que até o último dia 21, data do início do inverno do Hemisfério Sul, houve o registro de 14 casos graves de gripe. Nesse mesmo período, em 2013, eram 197 ocorrências.
Além disso, até a 25ª semana do ano passado, o Estado já contabilizava 18 mortes causadas pelos vírus Influenza dos tipos A (H1N1 e H3N2) e B. Em 2014, até agora, não há registro de mortes. Como a investigação baseia-se nas semanas de início de sintomas, os números de casos deste ano ainda podem ter um aumento com a entrada de novos casos que ainda não foram registrados.
Outro motivo para a queda no número de casos graves de gripe, segundo a Secretaria Estadual da Saúde, foi a vacinação antecipada dos grupos de risco, Durante a campanha nacional, iniciada em abril, mais de três milhões de gaúchos foram vacinados, num total de 85% do público alvo.
Prevenção à gripe
O principal cuidado para evitar o contágio pela gripe é a correta higienização das mãos. Ao ser expelido por uma pessoa doente, o vírus pode depositar-se em alguma superfície onde ainda sobrevive por um período de tempo. A recomendação é para que as pessoas procurem lavar as mãos várias vezes ao dia, com o álcool em gel ou sabão e, ao tocar superfícies de locais públicos, evitar passar as mãos nos olhos, boca e nariz. Além do cuidado com as mãos, outros hábitos são fundamentais para diminuir a circulação do vírus da gripe:
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;
- Evitar visitas a hospitais;
- Ventilar os ambientes.
Tratamento em casos graves de gripe
O antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu, está disponível em todo o Estado, gratuitamente, e o seu uso no início dos primeiros sintomas da gripe é fundamental para impedir o agravamento dos casos. Devido ao fato de que o tratamento possui sua maior eficácia se iniciado durante as primeiras 48 horas de sintomas, recomenda-se procurar atendimento o quanto antes.
Aos médicos, na ausência de outro diagnóstico específico, a orientação é para que tenham total atenção aos sinais de febre e tosse ou dor de garganta acompanhados de, pelo menos, um dos seguintes sintomas: dores no corpo ou nas articulações ou de cabeça. Nesses casos, é recomendada a prescrição do antiviral. Em crianças menores de dois anos, o medicamento é indicado para casos de febre acompanhada de um sintoma respiratório.