A prefeitura de Porto Alegre ainda não estima uma data para que o trecho da Rua da Conceição elevado para formar o corredor de acesso à cidade durante a enchente de maio passe a contar com proteções nas laterais. Um carro capotou ao sair da pista no local na manhã desta segunda-feira (9).
Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), o projeto de "requalificação" da estrutura está em "fase interna de licitação". As melhorias previstas para a via são, de acordo com a pasta:
- sinalização;
- iluminação;
- contenções laterais;
- drenagem;
- colocação de gabião (malha de fios de aço para estabilização de encostas);
- plantação de vegetação.
A Smoi informa que a licitação deve acontecer, de fato, no começo de janeiro (veja a nota completa abaixo). Concluído o trâmite burocrático e dada a ordem de início, o prazo para execução da obra será de até 150 dias.
Corredor de acesso
O trecho integrou uma das três estruturas emergenciais criadas durante a enchente para permitir a ligação viária entre Porto Alegre e Região Metropolitana. O caminho deu acesso a veículos de emergência e abastecimento da cidade.
Após a crise climática, a prefeitura da Capital optou por manter a estrutura. O objetivo era realizar obras na via elevada para adequá-la ao tráfego e à infraestrutura urbana do entorno.
Atualmente, as laterais do corredor estão expostas, com pedras e terra à mostra. Cones foram dispostos ao longo da rua, buscando sinalizar ao motorista o perigo de uma queda e ausência de estruturas de proteção.
O acidente
Por volta das 7h30min desta segunda-feira (9), um Etios caiu da Rua Conceição, capotando até a via inferior.
O motorista relatou a policiais que trafegava da Avenida Castello Branco em direção ao Túnel da Conceição quando perdeu controle do carro. Ele estava sozinho no veículo e se feriu levemente. O acidente não prejudicou o trânsito na região.
O que diz a prefeitura
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) informa que o projeto de requalificação do corredor humanitário está em fase interna de licitação, com os demais órgãos da prefeitura. Nas primeiras semanas de janeiro, ele já deverá ser licitado, com previsão de 150 dias de conclusão após a ordem de inicio. O projeto contempla a sinalização, iluminação, as contenções laterais, a drenagem e a colocação de gabião, além da plantação de vegetação.