O que começou como algo provisório, a estrutura de pedra e asfalto que conecta a Avenida Castelo Branco ao Túnel da Conceição, no sentido Interior-Capital, o corredor de acesso a Porto Alegre, será mantido em definitivo. Após o anúncio da decisão pela prefeitura nesta quinta-feira (18), a via elevada, implantada durante o avanço das águas do Guaíba sobre o Centro Histórico na enchente de maio, deverá receber obras para adequar o tráfego e se integrar à infraestrutura urbana do entorno. Mas a prefeitura não se comprometeu com prazos.
Conforme o secretário de Obras e Infraestrutura de Porto Alegre, André Flores, as modificações foram debatidas por cerca de 30 dias com demais secretarias e órgãos da prefeitura, como a Secretaria de Mobilidade Urbana, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A aposta é de que a manutenção do corredor melhore o trânsito da região, que é o principal acesso a Porto Alegre.
Atualmente, as laterais do corredor estão expostas, com pedras e terra à mostra. A pavimentação no trecho de cerca de 300 metros ainda é composta de apenas uma fina camada de asfalto.
— O corredor vai ser colocado no padrão. Será colocado um muro de contenção de 60 centímetros, vai ter vegetação. Tem que ser feita a segurança viária. Vamos transformar aquele improvisado em uma estrutura definitiva, e aí tem alguns reparos a serem feitos, inclusive melhorar a capa asfáltica, que será ampliada – confirma Flores.
Ainda não há previsão para a revitalização de toda a área. A prioridade é a construção da nova rampa, o que deve começar no sábado (20), e aplicação das mudanças viárias.
Uma nova passarela de pedestres será construída no lugar da antiga, que foi derrubada para o surgimento do corredor. No entanto, a demolição do restante da antiga travessia não é descartada. Não há prazo para que todas estas obras aconteçam, mas Flores garante que os projetos estão em andamento.
Retorno será transformado em rampa de acesso
Nesta quinta-feira, mais cedo, a prefeitura já tinha anunciado a implantação de um novo acesso ao corredor. Quando pronta, o que deve acontecer em 30 dias, a nova alça vai permitir o acesso ao Túnel da Conceição no sentido Centro-bairro para motoristas que venham pela Avenida Farrapos e Rua Voluntários da Pátria. Esse retorno existia antes da enchente, mas foi fechado em razão da elevação da via após a construção do corredor.
Motoristas que seguem pela Avenida Júlio de Castilhos e buscam acessar o Túnel da Conceição no sentido Centro-Bairro também terão que utilizar o retorno. Da Júlio de Castilhos, o condutor seguirá pela Rua da Conceição, ao lado do corredor, fará o retorno à esquerda, abaixo do viaduto, e seguirá para a nova rampa para acessar a Elevada da Conceição.
Já os condutores que chegam pela Avenida Castelo Branco e seguem pela Voluntários da Pátria ou Farrapos, deverão continuar pela Avenida Mauá, dobrar à esquerda na Rua Carlos Chagas, acessar a Avenida Júlio de Castilhos e seguir em direção ao destino desejado.
O "corredor de acesso" foi providência emergencial
O corredor foi liberado para trânsito no dia 10 de maio, momento em que os principais acessos à Capital estavam bloqueados pela enchente.
Atualmente, o corredor, de cerca de 300 metros, funciona em sentido único, com via pavimentada em duas pistas no sentido Interior-Capital. Como a estrutura está elevada em relação às demais ruas da região, atualmente está bloqueado o acesso direto ao Túnel da Conceição no sentido Centro-bairro àqueles que se deslocam pela Voluntários e Avenida Farrapos. Também não é possível acessar o túnel nesse sentido vindo da Avenida Júlio de Castilhos e Rua da Conceição.