O corredor de acesso a Porto Alegre construído durante a enchente no Centro Histórico será mantido e receberá uma nova alça de acesso. A estrutura de pedra e asfalto conecta a Avenida Castelo Branco ao Túnel da Conceição, no sentido Interior-Capital.
A nova alça vai permitir o acesso ao Túnel da Conceição no sentido Centro-bairro para motoristas que venham pela Avenida Farrapos. Esse retorno existia antes da enchente, mas foi fechado em razão da elevação da via após a construção do corredor.
Com a nova rampa, que ainda não tem data para construção, motoristas que transitam pela Avenida Farrapos e pela Rua Voluntários da Pátria, no sentido bairro-Centro, poderão passar por baixo do viaduto e acessar a elevada da Conceição em direção ao túnel e seguir pela Rua Sarmento Leite ou Avenida Osvaldo Aranha.
Conforme anúncio do prefeito Sebastião Melo, publicado na rede social X, ônibus irão circular pela faixa da esquerda e a faixa da direita será destinada aos veículos menores.
O corredor foi liberado para trânsito no dia 10 de maio, momento em que os principais acessos à Capital estavam bloqueados pela enchente.
Atualmente, o corredor, de cerca de 300 metros, funciona em sentido único, com via pavimentada em duas pistas no sentido Interior-Capital. Como a estrutura está elevada em relação às demais ruas da região, está bloqueado o acesso direto ao Túnel da Conceição no sentido Centro-bairro para motoristas que chegam da Rua Voluntários da Pátria e da Avenida Farrapos. Também não é possível acessar o túnel nesse sentido vindo da Avenida Júlio de Castilhos e Rua da Conceição.