Das 150 mil toneladas de entulhos retiradas das ruas da Capital desde a enchente de maio, 110 mil toneladas foram encaminhadas a aterros sanitários até esta quarta-feira (16). A maior parte do resíduo pós-inundação que permanece em Porto Alegre está concentrada no terreno provisório da Severo Dullius, na Zona Norte, que segue recebendo repasses.
Com a situação de emergência, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) implementou nove depósitos temporários de lixo, chamados de bota-espera.
— Como as águas baixaram por último na região norte da cidade, bem como as ilhas, estrategicamente este foi o que ficou aberto ainda para fazer os recolhimentos desses resíduos destinados ali naquela região — afirmou o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker.
Em dois deles, uma empresa terceirizada segue realizando o transporte dos resíduos para um aterro de Santo Antônio da Patrulha: um na Serraria, na Zona Sul, e outro no Sambódromo, no Porto Seco (confira a situação de cada um em lista abaixo).
Conforme o DMLU, a expectativa é que a limpeza seja concluída no próximo sábado (19) no espaço do Porto Seco e em 15 dias na Serraria. Já o depósito da Severo Dullius deve seguir recebendo entulhos até o final deste mês com previsão de ser fechado até o fim de novembro, seis meses após a enchente.
Balanço dos depósitos provisórios na Capital
- Sarandi — Rua Sérgio Jungblut Dieterich, 1.201, Severo Dullius: aberto para descartes.
- Serraria — Avenida da Serraria, 2.517: em processo de limpeza. Previsão de ser liberado em 15 dias.
- Porto Seco (Sambódromo) — Avenida Élvio Antônio Filipetto: limpeza deve ser concluída até sábado (19).
- Anchieta — Avenida dos Estados, 1.763: limpeza finalizada, em processo de fechamento.
- Humaitá — Rua Voluntários da Pátria, 1.047: encerrado.
- Floresta — Avenida Cairú com a Voluntários da Pátria, 3.635: encerrado.
- Centro Histórico — Avenida Loureiro da Silva, 104 (próximo ao aeromóvel): encerrado.
- Centro Histórico 2 — Avenida Loureiro da Silva, 678 (terreno da Polícia Federal): encerrado.
- Navegantes — Rua Voluntários da Pátria, acesso quatro, 314, próximo a Arena do Grêmio: encerrado.