Moradores do bairro Humaitá, na zona norte de Porto Alegre, receberam 80 geladeiras na manhã desta quarta-feira (16). Todos os contemplados foram atingidos pela enchente de maio.
A ação faz parte de um projeto da CEEE Equatorial, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com investimento de R$ 10 milhões para a aquisição e distribuição de itens como geladeiras, chuveiros eficientes e lâmpadas de LED.
A doação é a primeira etapa de um total 2,7 mil refrigeradores que serão entregues em Porto Alegre e mais oito municípios gaúchos. Além das geladeiras, a iniciativa também prevê a distribuição de 13,5 mil lâmpadas de LED e 2,7 mil chuveiros eficientes.
O número de famílias beneficiadas por tipo de equipamento vai variar conforme a necessidade, mapeada com o apoio do poder público e da Central Única das Favelas (Cufa). No total, estima-se que até seis mil famílias recebam as doações.
— No Humaitá, mapeamos 130 famílias com necessidade urgente de geladeiras novas. Estamos cadastrando mais pessoas que ainda não foram incluídas nesta fase e vamos seguir até sexta-feira — explicou Jonatan Silva, analista de operações do Programa de Eficiência Energética da CEEE Grupo Equatorial.
A expectativa é que até dezembro todos os itens sejam entregues às famílias cadastradas. A próxima cidade a receber as doações será Eldorado do Sul, uma das mais afetadas pela enchente.
Confira os municípios beneficiados
- Alvorada
- Charqueadas
- Eldorado do Sul
- Guaíba
- Porto Alegre
- São Jerônimo
- Rio Grande
- Pelotas
- São Lourenço do Sul