O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
A empresa Rhama Analysis, que teve a sua contratação aprovada na segunda-feira (14) pelo Conselho Deliberativo do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para realizar consultoria sobre o sistema de proteção de enchentes em Porto Alegre, terá 18 meses para entregar os estudos para a prefeitura da Capital. A expectativa do CEO da empresa, Rafael Tucci, é de que tudo seja entregue em 15 meses.
Os trabalhos serão divididos em eixos: primeiro, será feito um diagnóstico sobre a situação atual do sistema de proteção da capital; depois, será avaliada a recuperação do sistema atual impactada pela enchente. Também será realizada uma avaliação se o sistema projetado na década de 1960 foi construído conforme o planejado – ou seja, quanto ele difere do ideal – e quais adequações são necessárias. Outro eixo é a avaliação de como as mudanças climáticas afetaram o projeto e o que precisa ser revisto em decorrência disso. Por fim, serão realizados estudos das alternativas para a zona sul de Porto Alegre, que atualmente não conta com sistema de proteção.
Além disso, será conduzido um estudo para a construção de um pôlder, ou seja, um dique de terra próximo ao aeroporto. Tucci afirma que essa estrutura constaria no projeto do Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS), porém não foi construído.
A empresa realiza consultorias, ou seja, produzirá relatórios que serão entregues, quase que mensalmente, para a prefeitura, que avaliará se coloca em prática ou não.
— Temos entregas praticamente todos os meses, com uma equipe de doutores, meteorologistas, geotécnicos e outros profissionais. Um corpo técnico bem forte, liderado pelo professor Carlos Tucci — explicou o CEO da Rhama.
Conforme o professor, que é o diretor de hidrologia da empresa, a ideia é pensar no futuro da Capital.
— É uma oportunidade de ter um sistema funcionando. E ter uma cidade construída para que no futuro possa se precaver e estar pronta para próximas enchentes.
A contratação da empresa Rhama Analysis, comandada pelo professor Carlos Eduardo Tucci, foi viabilizada pelo Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática e pelo Dmae e tem investimento de R$ 5.810.679,27, oriundos do Departamento.
Leia aqui outras colunas.