Um projeto da CEEE Equatorial vai ajudar cerca de 2,7 mil famílias de oito municípios afetadas pela enchente. Alvorada, Charqueadas, Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, São Jerônimo, Rio Grande e Pelotas vão receber 2,7 mil geladeiras, 2,7 mil chuveiros e 13,5 mil lâmpadas.
Os equipamentos vão substituir os itens danificados pela enxurrada - alguns chegaram a ser usados como barco na urgência do salvamento por modelos com maior eficiência energética. Isso significa que gastam menos eletricidade, portanto reduzem a conta de luz de forma sustentada.
A empresa projeta iniciar as entregas em setembro e concluí-las até novembro.
— Queremos proporcionar uma transformação real na vida dessas pessoas, promovendo eficiência energética e sustentabilidade, o que vai resultar em uma economia significativa para as famílias — afirma o presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbanera.
Por enquanto, a empresa ainda identifica quem serão os beneficiados, com apoio das secretarias estadual e municipais de assistência social. Os equipamentos serão distribuídos de acordo com a necessidade de cada família.
O projeto Energia Para Reconstruir — Eficiência Energética Para a População Impactada Pela Enchente tem aporte de cerca de R$ 10 milhões da CEEE Equatorial. Os recursos foram realocados do Programa de Eficiência Energética (PEE), que teve as normas flexibilizadas pela pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A medida permite que a concessionária destine investimentos do PEE para ações de emergência ao Rio Grande do Sul.
*Colaborou João Pedro Cecchini