Porto Alegre ganhou uma nova opção cultural recém-aberta na Praça Berta Starosta, no bairro Bom Fim. Trata-se de uma banca de jornais que oferece diversos tipos de publicações impressas ao público.
O espaço pretende fomentar a cena editorial independente. Serão comercializados livros, gravuras, zines, quadrinhos, itens de papelaria, camisetas e ecobags. Os artistas poderão expor seus trabalhos na banca.
O sócio-proprietário Tito de Fraga, 29 anos, destaca que o nome Bancaberta foi criado fazendo um trocadilho com o nome da praça. O advogado explica que a inspiração para a abertura do negócio foi a Banca Tatuí, espaço de publicações independentes que existe desde 2014 no centro de São Paulo.
A Bancaberta foi instalada na praça por meio de adoção do espaço público pela iniciativa privada. Em contrapartida, o sócio-proprietário terá que promover limpeza periódica no logradouro.
— A banca é uma inovação em Porto Alegre. Porque não tem outra que venda livros, jornais, revistas, zines, pôsteres, enfim, tudo o que envolva estampa — afirma Tito, que vive no Bom Fim.
As dimensões do espaço são cinco metros de largura por três metros de altura, com dois metros e meio de frente. A estrutura interna da banca é toda feita em madeira e conta com uma ilha central. A parte externa tem o mesmo tipo de metal dos contêineres.
— Tenho dificuldade de me ver como empreendedor. É mais um projeto de coração. Sou advogado por formação, mas sempre muito vinculado à arte gráfica e à cultura do impresso. Sou frequentador assíduo de feiras do livro, feiras gráficas, inclusive fora de Porto Alegre, e sou apaixonado pelo impresso desde muito pequeno — detalha Tito em relação ao projeto idealizado com a ajuda de sua companheira.
A estrutura da banca foi instalada na praça em dezembro de 2023. Já o deck, em junho deste ano. A abertura do espaço foi realizada no dia 5 de outubro. A identidade visual ficou sob responsabilidade de Luísa Zardo.
A frente da banca foi grafitada por Marcelo Saraiva Bardaji, o Celo Pax, um dos mais renomados artistas urbanos da Capital e conhecido por desenhar monstros.
— Fui um dos apoiadores do início do projeto. Costumo fazer isso com qualquer iniciativa cultural de nossa cidade. Acho superimportante quando essas iniciativas acontecem aqui na nossa cidade. Para que a gente tenha uma cultura forte aqui também — diz Celo Pax.
No futuro, a ideia é aproveitar a parte externa da banca para eventos, shows de artistas e até sessões de cinema. Haverá jornais impressos à venda para o público, uma pequena operação de café no deck e uma biblioteca comunitária. Em novembro, deverá ser realizada uma festa oficial de inauguração.
Serviço
- O quê: Bancaberta
- Onde fica: Praça Berta Starosta (Rua Vasco da Gama, entre a Ramiro Barcelos e a Felipe Camarão)
- Quando abre: terças às sextas-feiras (14h às 19h); sábados (10h às 19h). Por enquanto, não abre nos domingos e nas segundas.