A marina que está sendo construída no píer do antigo Estaleiro Só, onde atualmente fica o Parque do Pontal, na zona sul de Porto Alegre, deverá ser inaugurada em novembro.
Parte da estrutura em ferro já pode ser vista no local e possui 36 metros de comprimento. O restante ainda passa por montagem no Cais Mauá para depois ser transportado de balsa e instalado no futuro endereço.
— Nossa expectativa é transformar Porto Alegre em um polo náutico. Queremos ser o portal disso tudo — afirma o empresário Guilherme Paradeda, da empresa Marina do Pontal, que tem ainda Matheus Muniz como sócio no empreendimento.
No píer, ainda está prevista uma operação gastronômica do grupo Manda Brasa, proprietário do 20Barra9. A ideia é oferecer lanches no local.
A marina terá capacidade inicial para 25 barcos, mas poderá abrigar até 50 embarcações posteriormente. No começo da operação, não haverá cobrança para que barcos atraquem no local.
A marina terá poitas situadas perto da prainha existente na região. Trata-se de boias que ficam presas a um cubo de 2,5 toneladas no fundo do Guaíba por meio de correntes.
Serão 25 dessas estruturas em uma área pré-delimitada pela Marinha do Brasil. Esse espaço ficará após a estação do catamarã em direção ao lado da Fundação Iberê Camargo.
Nesta segunda-feira (16), a atriz Gabriela Greco, 49 anos, aproveitava o dia de folga e o sol para praticar caminhada no píer. Ela não havia percebido a presença da estrutura de ferro da futura marina.
— A gente olha pouco para o Guaíba. A cidade ficou de costas para ele. É uma pena que não podemos usufruir dele (Guaíba). Acho que vai virar um ponto a mais de turismo e de lazer — disse em relação à construção.
A Marina do Pontal pagará à SVB Par, dona do Pontal Shopping, um valor mensal pela exploração do espaço. A empresa, que investe R$ 2,5 milhões no negócio, já obteve junto à prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), autorização para a construção do espaço.
Maquete do Estaleiro Só recebe mosaico inspirado no Guaíba
A maquete ao ar livre do antigo Estaleiro Só, existente no Parque do Pontal, está ganhando um mosaico inspirado no Guaíba. O trabalho no local começou no dia 9 de setembro e está sendo executado pela Mosaico Arte.
— Nessa maquete havia uma pintura que o tempo devastou. Fizemos durante um mês o mosaico no ateliê. Na segunda-feira passada (dia 9), nós viemos aplicar e hoje (segunda, 16) retornamos para rejuntar — explica a mosaicista Vera Potthoff, que trabalhava na peça junto de outras quatro colegas.
Formado por cerâmica e azulejo, o mosaico possui 7,5 metros quadrados. A previsão era de o trabalho ser concluído ainda nesta segunda.
Operação gastronômica no parque
O 20Barra9 também prepara a abertura de uma operação gastronômica no meio do parque, onde será possível comer lanches apreciando o pôr do sol do Guaíba.
O espaço já passa por obras e está cercado por tapumes. Nesta segunda-feira (16), operários trabalhavam no local.
Saiba mais
O Parque do Pontal foi inaugurado em 26 de novembro de 2022. Trata-se de uma contrapartida à instalação do complexo na área pela SVB Par.
Erguido com recursos privados dos empreendedores do complexo do Pontal (SVB Par, Melnick e Leroy Merlin), o parque fica situado em um espaço de 29 mil metros quadrados.