Uma obra inacabada em rede de esgoto pluvial do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), tem causado transtornos aos moradores do bairro Santa Rosa de Lima, na zona norte de Porto Alegre. Alagamentos, obstrução da via e mau cheiro são alguns dos problemas apontados pela população nos últimos meses.
O serviço ocorre na Rua João Paris, entre os números 330 e 452. Moradores relatam que o Dmae iniciou o reparo após a enchente. Uma valeta foi aberta, os canos foram colocados, mas o trabalho não foi finalizado.
— Tenho protocolos desde junho. Já está na ouvidoria da prefeitura. Primeiro, deram como concluído o serviço, então abri outro chamado — afirma a aposentada Célia Malta, 61 anos.
Os moradores reclamam do mau cheiro de esgoto que não escoa no local, além do acúmulo de água que alaga a via em dias de chuva.
A reportagem de Zero Hora esteve na rua e verificou que há pontos de alagamentos, de fato. Além disso, há concentração de terra da própria obra que se mistura com água suja acumulada no entorno.
O trecho da rua é estreito e tem bastante movimento de veículos e caminhões. Com isso, as poças deixam o fluxo em meia pista e atrapalham os motoristas. Em horários de pico, há relatos de lentidão no trânsito.
Em nota, o Dmae explicou que a recuperação da rede de esgoto é um trabalho complexo, mas que deve ser entregue nos próximos dias.
Veja a nota completa:
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que um trecho da rua João Paris, no bairro Santa Rosa de Lima, passa por reconstrução da rede de esgoto pluvial. O serviço é mais complexo do que o habitual e, por isso, leva mais tempo para ser concluído. Os trabalhos devem ser finalizados nos próximos dias.