A prefeitura de Porto Alegre fará um novo chamamento para selecionar a empresa que vai retirar os resíduos pós-enchente de dois terrenos provisórios. O processo diz respeito ao transporte do lixo dos depósitos da Avenida da Serraria e do Porto Seco, até um aterro em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte.
Segundo a Secretaria Municipal de Parcerias, no primeiro edital, publicado no início do mês, quatro empresas interessadas apresentaram preços acima do valor de referência previsto em edital. Nesta quarta (21), o resultado do certame foi divulgado sem vencedoras.
— Eu vou ter que fazer um novo chamamento. O nosso preço de produção no Sambódromo para Santo Antônio da Patrulha era R$ 63 e alguns centavos. As propostas que a gente recebeu foram todas superiores ao preço. Então, nós vamos fazer uma análise ali para entender qual foi a diferença, por que os preços não ficaram tão atrativos para o mercado, e eles entenderam que aquele preço não era suficiente para fazer o transporte — afirmou o secretário Jorge Murgas.
A expectativa é de que o novo edital seja publicado até o início da semana que vem. Cerca de 20 mil toneladas de resíduos estão nessas áreas.
Na terça-feira (20), um mês após a suspensão da retirada de lixo dos locais provisórios, a prefeitura voltou a limpar outros dois terrenos. Em um dia, foram levadas cerca de 360 toneladas do espaço na Voluntários da Pátria, no bairro Farrapos, para o aterro de Minas do Leão.
Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Carlos Alberto Hundertmarker, sinalizou que os moradores e empresas que ainda tiverem entulho da enchente para descartar podem acionar o Whatsapp do 156 e solicitar que as equipes recolham. O prazo é de 10 dias para que o DMLU faça a coleta.
Dos nove depósitos temporários, além desses dois que esperam pelo edital, quatro foram liberados, dois estão em processo de limpeza e um, que fica na Severo Dullius, continua recebendo lixo.
Balanço dos depósitos provisórios
- Sarandi - Rua Sérgio Jungblut Dieterich, 1201, Severo Dullius: em operação
- Serraria - Avenida da Serraria, 2517: aguardando definição da empresa que realizará a limpeza
- Porto Seco (Sambódromo) - Avenida Élvio Antônio Filipetto: aguardando definição da empresa que realizará a limpeza
- Anchieta - Avenida dos Estados, 1763: em processo de limpeza
- Humaitá - Rua Voluntários da Pátria, 1047: em processo de limpeza
- Floresta - Avenida Cairú com a Voluntários da Pátria, 3635: encerrado
- Centro Histórico - Avenida Loureiro da Silva, 104 (próximo ao aeromóvel): encerrado
- Centro Histórico 2 - Avenida Loureiro da Silva, 678 (terreno da Polícia Federal): encerrado
- Navegantes - Rua Voluntários da Pátria, acesso quatro, 314, próximo a Arena do Grêmio: encerrado