O trensurb terá horários ampliados a partir da próxima segunda-feira (22). Os trens irão circular entre das 5h às 23h – atualmente as estações fecham às 22h.
De acordo com a Trensurb, a mudança atende pedidos de instituições de ensino que ficam no entorno da linha. Após o pedido, técnicos realizaram avaliações e confirmaram as condições operacionais necessárias para as viagens.
Devido a enchente, os trens estão circulando entre Canoas e Novo Hamburgo. Ônibus fazem a baldeação dos passageiros entre a estação Mathias Velho e o Terminal Parobé, no Centro Histórico. A tarifa de R$ 4,50 inclui os dois trechos.
Atualmente, 14 das 22 estações da Trensurb estão em operação. O plano de retomada da empresa prevê reabrir o trecho que compreende a estação Farrapos até o dia 20 de setembro. Já o prazo máximo para voltar o funcionamento do trajeto incluindo a estação Mercado está estipulado em 24 de dezembro. Mesmo que as reaberturas ocorram nessas datas, a tendência é de que ainda haja restrições de velocidade e nos intervalos entre as viagens.