Nesta segunda-feira (15), o embarque e o desembarque de passageiros voltou a ser realizado no terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Desde a retomada dos voos, interrompidos em razão da enchente de maio na Capital, esses procedimentos vinham sendo feitos no ParkShopping, em Canoas. Os pousos e decolagens das aeronaves, porém, permanecem sendo realizados na Base Aérea do município vizinho em razão da falta de condições operacionais no Salgado Filho.
A concessionária Fraport estima que a movimentação ao longo do primeiro dia envolva 1,9 mil passageiros. Isso representa 10% da média diária de 19 mil pessoas, registrada até abril deste ano. De acordo com a empresa, os primeiros momentos do sistema inaugurado nesta manhã funcionaram dentro do esperado, sem registro de transtornos.
O diretor de operações, Fabrício Cardoso de Lima, reforça que não há previsão para o retorno dos pousos e decolagens ao Salgado Filho. Segundo ele, a análise dos impactos detectou que dos 3,2 quilômetros de pista, 2,4 km foram submersos em maio, restando apenas 800 metros sem alagamento:
— Toda a parte que ficou sob a água terá de passar por algum tipo de intervenção. Além da pista, temos que atacar áreas em que há estacionamento de aeronaves. Nós tínhamos pontes de embarque para fazer a ligação com a aeronave com as partes eletrônicas atingidas, isso também necessita intervenção e o material não é produzido no Brasil. Tudo isso interfere no prazo de recuperação.
Sobre o início da movimentação de passageiros, Lima destaca que o translado até a Base Aérea de Canoas, de onde decolou o primeiro voo, às 9h30min, aconteceu em somente 13 minutos.
Para quem desembarcou de São Paulo, em Canoas, às 8h10min, os trâmites de desembarque duraram exatos 51 minutos. É o que diz Célio Chelott, gaúcho que retorna ao Estado depois de passar uma semana em Rio Branco, no Acre, e cronometrou o tempo que ele e a família levaram para descer do voo na Base Aérea e recuperarem a bagagem já na área de desembarque de Porto Alegre.
— Embarquei numn shopping e desembarquei no Salgado Filho. Ficou bem melhor aqui — atesta.
Embarque tranquilo
Enquanto aguardavam pelo embarque, Emanuel, Lucilene e Benício Tapia, comentaram sobre a sorte em conseguirem participar do primeiro dia de operações. A família, que havia comprado as passagens em março para as férias de julho, chegou a pensar em remarcar a viagem para saída em Florianópolis.
Mas, no dia em que fariam a transferência, abriu a possibilidade de embarque no Salgado Filho para o voo em Canoas e resolveram manter o plano inicial. No início da manhã, após realizarem o check-in aprovaram o atendimento e as operações.
— Tratamento VIP, tivemos sorte em conseguir embarcar pelo Salgado Filho — diz Emanuel, ao identificar que o único aspecto um pouco confuso foi o acesso pela rampa que leva aos portões 5 e 6, por onde são realizados os despachos de bagagem.
— O motorista do aplicativo teve de fazer uma volta porque o local aparentava estar fechado — complementa.
Isso acontece porque há bloqueios de passagem em meia pista. A da direita é reservada para os ônibus que fazem o transporte de passageiros e a da esquerda aos veículos que chegam ao terminal.
Melhoria no serviço
Rosana Nakamura e Maurício Wengrat chegaram a Porto Alegre na semana passada. A intenção de visitar familiares no Rio Grande do Sul foi mantida apesar da enchente de maio. Ambos realizaram o embarque na Base Aérea de Canoas, onde identificaram uma operação improvisada e menos tranquila do que a encontrada durante a manhã desta segunda-feira (15), no primeiro dia de operações de embarque no Salgado Filho.
— É compreensível, tendo em vista tudo que ocorreu, mas o esquema no aeroporto ficou muito melhor — comenta Maurício.
Retorno das atividades: táxis e praça de alimentação
Nem só de voos e passageiros se faz a rotina de um aeroporto. Desde as primeiras horas da manhã, cerca de 40 taxistas posicionaram os carros aguardando pelo primeiro desembarque a ser realizado no Salgado Filho após a tragédia de maio. O ponto reúne 200 profissionais, a maioria, conforme explica o supervisor Aires José de Moura Cezar, "nasceu no terminal".
Com 13 anos de trabalho no Salgado Filho, ele descreve a sensação de voltar à rotina, ainda que com demanda, inicialmente, reduzida:
— Foram muitos dias parados, alguns colegas nunca haviam trabalhado na rua, outros perderam os carros, mas só de voltar para esse local que é a nossa segunda casa já dá um sentimento de alívio, porque todos achávamos que levaria mais tempo — afirma.
Em uma das opções disponíveis na praça de alimentação, que voltou a funcionar ainda sem a totalidade dos estabelecimentos, o gerente Gabriel Furtado relembra o período em que foi deslocado para outras funções. Com seis anos na empresa, ele trabalha há quase dois no aeroporto.
Após o fechamento do ponto em razão dos estragos da enchente, foi designado para um treinamento em São Paulo. Pela manhã, Furtado e outros quatro colegas estavam retomando à rotina. Dos 36 funcionários que habitualmente atendem na unidade, 12 retornaram ao trabalho nesta segunda-feira.
— Estar de volta ao meu Estado e ao meu local de trabalho é indescritível, uma sensação de alívio — diz, ao comentar que tinha receio de que o ponto permanecesse fechado por mais tempo.
VEJA COMO FUNCIONA O EMBARQUE E DESEMBARQUE
Acesso
Como o terminal de passageiros do Salgado Filho ainda está passando por reformas, sua estrutura foi adaptada para uso da área internacional tanto no check-in quanto no embarque. O acesso deverá ser feito pela rampa externa que leva ao segundo piso, e o ingresso será realizado exclusivamente pelas portas 5 e 6.
Check-in
O check-in e o despacho de bagagens serão realizados, temporariamente, na área do check-in internacional. Depois disso, os passageiros deverão subir ao terceiro piso e utilizar a área de embarque internacional para a inspeção de segurança. Neste local, deverão seguir a sinalização para se dirigir ao embarque nos ônibus que os levarão até a Base Aérea de Canoas.
Deslocamento
Segundo a Fraport, foram realizados testes com ônibus do trajeto aeroporto-Base Aérea (e vice-versa) em horários alternados, e nenhuma alteração relevante de horário foi constatada. Apesar da maior distância, o tempo médio permaneceu o mesmo da operação realizada atualmente no shopping - cerca de 14 a 20 minutos.
Desembarque
Os passageiros que desembarcam na Base Aérea serão transportados até o Salgado Filho, na Capital, onde irão descer na estação de ônibus para retirar as bagagens. Da mesma forma como era realizado até então, nenhum passageiro pode se deslocar diretamente até a Base Aérea ou sair de lá sem o acompanhamento das equipes da concessionária e da empresa aérea.
Horários
O Terminal funcionará das 6h às 21h. O passageiro deve se apresentar no aeroporto três horas antes do voo. O processo de embarque se encerrará uma hora e meia antes do voo. Depois deste prazo, não será possível ingressar na sala de embarque.
Serviços disponíveis
Apenas algumas operações de alimentação estarão disponíveis, de forma adaptada, para atender aos passageiros no aeroporto: Casa Café (no piso 2), Cidade Porto Alegre (praça de alimentação), Bella Gula (praça de alimentação), Hudson (sala de embarque) e Snoopy Café (sala de embarque).
Transporte
O Estacionamento 2, administrado pela Estapar, estará disponível para carros e motos. As empresas especializadas em transporte turístico Brocker, Citral, Transfer Prime e Turistur terão um balcão de atendimento na estação de ônibus, além das locadoras de veículo Localiza, Locasul, Movida e Unidas.
Para quem vem da Base Aérea de Canoas, o ponto para pegar transporte por aplicativo permanece o mesmo - no canteiro central, em frente à porta 1. Para utilizar o serviço de táxi, o passageiro deve se dirigir ao canteiro central, próximo à porta 3.