A retirada da areia acumulada nas ruas das ilhas de Porto Alegre após a enchente de maio deve ser finalizada na próxima semana. De acordo com um balanço do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) desta sexta-feira (19), 90% do serviço está concluído na região. A expectativa da prefeitura é encerrar o recolhimento dos resíduos na Ilha da Pintada neste final de semana.
— Tem algumas famílias que ainda não voltaram, mas nós vamos deixar uma equipe lá mais uma semana ou duas para fazer o rescaldo. Então, a previsão para o restante das ilhas também é mais uma semana — afirmou, em entrevista à Zero Hora, o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker.
Após passar por uma análise que descartou riscos de contaminação, a areia retirada das ruas das ilhas passou a ficar à disposição dos moradores interessados, podendo ser utilizada para cobertura do lodo deixado pela enchente em pátios, por exemplo. O que não é aproveitado pelos moradores é levado para a usina de asfalto da prefeitura de Porto Alegre.
Entulho das ruas
Até esta sexta-feira (19), 95,3 mil toneladas de resíduos pós-enchente foram recolhidas das ruas da Capital. Dessas, 46 mil foram encaminhadas para o aterro em Gravataí até o início desta semana. Ou seja, cerca de 49 mil toneladas ainda precisam ser levadas até o local. Um apontamento do Ministério Público (MP) feito à prefeitura de Gravataí, porém, levou à suspensão do recebimento de entulho por este estabelecimento nesta sexta-feira, até que sejam apresentados esclarecimentos e feitas adequações.
Em Porto Alegre, segundo o DMLU, a maioria dos nove terrenos provisórios onde os entulhos eram descartados está sendo utilizado para a operação de limpeza ou está em processo de encerramento desta função. Apenas um, o depósito do Sarandi, na Rua Sérgio Jungblut Dieterich, segue aberto para a população realizar o descarte.
A orientação para famílias que seguem retirando os pertences afetados pela enchente é informar a demanda pelo 156 da prefeitura ou pelo WhatsApp 156 (34330156), para que as equipes recolham os resíduos.
Limpeza de depósitos provisórios
A empresa MCT Transportes Ltda foi contratada para fazer o transporte dos entulhos que estão nestes terrenos usados como depósito provisório até o aterro em Gravataí. Desde 24 de junho, a contratada atua em três desses locais: Rua Voluntários da Pátria, esquina com a Rua Seis, perto da Arena do Grêmio; Voluntários da Pátria, 3.522, perto da Avenida Cairú; e Avenida Loureiro da Silva, nas proximidades do prédio da Receita Federal.
— Na próxima segunda-feira, devemos entregar o terreno da Loureiro da Silva de volta à Polícia Federal, completamente limpo. Por lá, acumularam-se cerca de 12 mil toneladas de resíduos — explica diretor-geral do DMLU, Carlos Hundertmarker.
Na segunda-feira (15), a mesma empresa passou a prestar o serviço na região do Porto Seco, na Avenida Élvio Antônio Filipetto, bairro Rubem Berta. Por lá, seguem cerca de 8 mil toneladas de lixo. O prazo para concluir o serviço no sambódromo é até 15 de agosto, mas a prefeitura estima conseguir liberar o espaço antes disso.