A prefeitura de Porto Alegre pretende concluir até esta quinta-feira (6) os reparos emergenciais no dique do bairro Sarandi, na Zona Norte. A estrutura sofreu rompimentos em dois pontos, após o nível do arroio Sarandi subir e invadir a comunidade da Vila Brasília.
O trabalho de recuperação ocorre em duas etapas. A primeira foi concluída no sábado (1º), após a demolição de 37 casas que estavam desabitadas em razão da enchente. A segunda etapa começou nesta terça-feira (4) e deve durar três dias.
Embora o segundo trecho danificado seja menor, o trabalho é lento em razão do pouco espaço para a operação de máquinas maiores. Uma única retroescavadeira consegue trafegar por vez sobre o dique. São necessárias diversas viagens para o transporte de brita e pedras de rachão que cobrem o buraco, com cerca de 10 metros de largura.
O Sarandi é o bairro com a maior população atingida pela enchente na Capital. Foram cerca de 26 mil pessoas afetadas. As famílias das casas que foram retiradas em razão dos trabalhos no dique irão receber bônus-moradia, segundo a prefeitura. Na semana passada, a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária anunciou o pagamento de R$ 127 mil para cada grupo adquirir uma nova residência.