Montanhas de entulhos se formam nos bairros Fátima, Rio Branco, Mathias Velho e Harmonia, em Canoas. Os materiais são resquícios da enchente que afetou metade de cidade. A retirada total deve ser concluída em 45 dias, segundo o secretário de Serviços Urbanos, Lucas Lacerda.
Inicialmente, os materiais estão sendo recolhidos nas principais vias dos bairros. Conforme o secretário, a medida foi adotada para liberar e ampliar a circulação de carros e ônibus. Após isso, o processo de limpeza será ampliado para as demais ruas. Até quarta-feira (6), mais de 5,5 mil cargas foram recolhidas. Isso representa cerca de 60 mil metros cúbicos de entulhos.
— O prazo de 45 dias é para a limpeza mais grossa, geral. De retirada dos entulhos. Ficando para depois a parte de higienização das vias — explicou o secretário.
Todo lixo retirado é encaminhado para dois pontos de transbordo. Um na Avenida Guilherme Schell, no bairro São Luís e outro, no Parque Eduardo Gomes, no bairro Fátima. Destes locais, os materiais são enviados para um aterro em Gravataí. Mais três pontos de transbordo devem ser abertos até a sexta-feira (7).
Atualmente, 120 caminhões e 40 retroescavadeiras estão realizando o processo de limpeza em Canoas. São 320 funcionários.
Ainda conforme a prefeitura, um novo credenciamento será lançado para ampliar a quantidade de maquinários e de mão de obra.