A Estação de Bombeamento de Água Pluvial (Ebap) de número 5, localizada no bairro Humaitá, na zona norte de Porto Alegre, retomou a operação com um dos três motores da estrutura, nesta quarta-feira (5). Dois geradores instalados às margens da freeway auxiliam no funcionamento da casa de bombas.
Mesmo com o retorno da estação de bombeamento, as avenidas Voluntários da Pátria e AJ Renner, além das ruas Adelino de Souza, Floribal Santos e Alfeu Carvalho têm pontos com alagamentos.
A Ebap 5 havia retomado as operações no começo desta quarta-feira, no entanto, precisou ser desligada ao longo do dia para um serviço de manutenção. Agora, a estação volta a funcionar.
Na mesma região, a Ebap 8, situada na Vila Farrapos, foi desligada no começo da noite desta quarta. Segundo o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, a ação foi necessária para não sobrecarregar o motor da casa de bombas número 5, por conta do acúmulo de lixo na região.
— A Ebap 8 é intermediária e faz a drenagem da área mais interna da Vila Farrapos. Ela bombeia água para a casa de bombas 5, que escoa para o Guaíba. Como a estação do Humaitá está limitada e a região está retendo muito lixo, esse problema histórico acaba impactando na estrutura — disse.
Conforme Loss, com o acúmulo de resíduos e o impacto na Ebap 5, a casa de bombas número 8 será avaliada nesta quinta-feira. Além da estação de bombeamento de água pluvial da Vila Farrapos, as estações número 2, 10, 20 e 21 estão inoperantes na Capital.
Ainda na Zona Norte, a Estação de Bombeamento 2, localizada no bairro Floresta, deve ser religada até o final desta semana. Equipes da autarquia estão concentradas na restauração das casas de bombas do Humaitá, Anchieta e Sarandi.
Mais bombas de drenagem serão instaladas no Sarandi
De acordo com o Dmae, três bombas flutuantes serão instaladas ao lado da Estação de Bombeamento de Água Pluvial número 10, na Vila Brasília, próximo ao dique do Arroio Sarandi. A Ebap é considerada uma das maiores da autarquia na Capital.
O bairro é a região mais afetada pela enchente em Porto Alegre. Mais de 26 mil famílias foram impactadas durante o mês de maio. A reportagem de GZH circulou pelas ruas do Sarandi nesta quarta-feira e encontrou pontos em que a água permanece acima de 1m20cm de altura.
A expectativa, segundo o diretor-geral do Dmae, é de que o serviço seja concluído até o final da manhã de quinta-feira. Após esta ação, a autarquia fará a retirada dos cinco motores que ficam na casa de bombas para iniciar a recuperação da estrutura.
— Estamos finalizando a instalação de uma das bombas da Irga, e outras duas da Sabesp serão instaladas na região. Ali, somando estas três bombas, estaremos escoando aproximadamente 7 mil litros por segundo. Pretendemos retirar os motores da Ebap até o final desta semana — apontou.
Estação de tratamento das Ilhas deve ser religada até o final do mês
De acordo com o diretor-geral do Dmae, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Arquipélago deve ser religada até o dia 20 deste mês. Segundo Loss, com o recuo da água na região, foi possível detectar que os danos foram menores do que o estimado pelas equipes.
— Estaremos com foco total na ETA também. O dano é menor do que se imaginava e acreditamos que em 15 dias podemos religar a estação — afirmou.