O domingo (23) será marcado por um mutirão de limpeza nos bairros Humaitá e Sarandi, na zona norte de Porto Alegre. A ação, organizada pela plataforma gaúcha Meu Lar de Volta, conta com a parceria da marca de produtos de limpeza Ypê, Instituto Vakinha e o Grêmio, com a participação de 2 mil voluntários. As atividades terão início às 9h de domingo (23) e o ponto de encontro será a Arena gremista, na Avenida Padre Leopoldo Brentano.
Nomeada como "a maior faxina da história", a iniciativa contará com o suporte da prefeitura para o recolhimento de resíduos. Os voluntários ficarão responsáveis pela limpeza das áreas internas das residências e estabelecimentos atingidos nos dois bairros, enquanto as equipes do município cuidarão da remoção dos detritos colocados nas ruas.
Segundo os organizadores e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), a orientação é que os detritos retirados das casas sejam colocados em frente às residências para que o recolhimento seja feito durante o domingo. O DMLU garantiu que terá equipes auxiliando na retirada dos resíduos das ruas dos bairros, mas não informou o número de máquinas e garis que estarão presentes na região.
Todo o material recolhido será levado aos terrenos temporários da Capital que ainda estão recebendo detritos. A partir de segunda-feira (24), uma empresa terceirizada ficará responsável pelo recolhimento e a destinação dos resíduos acumulados nos bota espera da cidade.
Moradores também pedem a retirada de sacolas residenciais das regiões afetadas pela enchente. Segundo o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, a coleta seletiva segue ocorrendo normalmente. O órgão, inclusive, pede para que os moradores das regiões afetadas não descartem sacolas plásticas junto aos entulhos.
A orientação é para que as pessoas sigam colocando as sacolas em lixeiras das casas e condomínios ou até mesmo pendurem nos portões.
Prefeitura fará ação no Sarandi
Além da ação de limpeza realizada por voluntários nos bairros Humaitá e Vila Farrapos, a prefeitura fará um mutirão no bairro Sarandi durante o final de semana. As ações serão realizadas na Vila Elizabeth, tanto no sábado (22) quanto no domingo (23), a partir das 8h. Estes trabalhos serão concentrados na área interna do bairro, em ruas do perímetro entre a Rua Aderbal Rocha de Fraga, Avenida Faria Lobato e Rua Gabriel Franco da Luz.
Além de máquinas e caminhões para retirar os entulhos das ruas afetadas pela enchente, cerca de 300 garis irão atuar na limpeza das localidades atingidas.