O nível do Guaíba, medido oficialmente junto à estação Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, atingiu os 3m59cm, na medição das 4h30min deste sábado (1º), e, oficialmente, voltou para o leito e saiu da cota de inundação pela primeira vez em um mês.
Desde terça-feira (28), após nota técnica do governo do Estado, a cota de inundação da Capital passou oficialmente dos 3m para 3m60cm, já que a nova régua no Gasômetro não está no mesmo nível da antiga, na estação do Cais Mauá, que foi destruída pela enchente no início do mês.
O Guaíba chegou na cota de 3m60cm às 3h30min deste sábado. No decorrer da manhã, o nível se manteve em queda. Na medição das 10h15min, estava em 3m52cm.
Altos e baixos do nível do Guaíba
O nível esteve mais alto no dia 5 de maio, quando chegou aos 5m35cm. Caiu a 4m57cm, dia 11, mas em seguida sofreu repieque, chegou a 5m25cm no dia 14 e iniciou o processo de queda.
No dia 2 de maio, o Guaíba extravasou a cota de inundação, ainda usando a régua do Cais Mauá, cujo extravasamento é convencionado em 3m. Em seguida, essa régua foi danificada e a medição passou a ser feita pelo equipamento instalado no Gasômetro, onde a cota é, oficialmente, 3m60cm.