Após a reabertura, a falta de energia elétrica afetou novamente os atendimentos em bancas do Mercado Público de Porto Alegre. Por volta das 9h desta quarta-feira (26), a luz foi desligada. A situação também foi registrada no entorno e afetou prédios do Centro Histórico.
Ao longo da manhã algumas bancas não realizaram atendimento, pois necessitam de energia para corte de carnes e pesagem de produtos. É o caso da banca Mercado da Carne, onde os funcionários explicavam a situação aos clientes.
— Não temos como realizar o corte e pesar. As balanças e o sistema de venda dependem da energia elétrica. Agora que a gente começou a se reerguer, acontece isso — comentou o funcionário Dejair.
De acordo com a CEEE Equatorial, um alimentador da rede subterrânea foi desarmado, o que provocou a falta de energia no Centro Histórico, incluindo o Mercado Público. Equipes trabalharam para restabelecer o serviço, que voltou a operar às 14h.
Conforme o presidente da associação dos permissionários do Mercado Público de Porto Alegre, Rafael Sartori, a concessionária de energia havia dado prazo para retorno ao meio-dia.
Na Banca 40, funcionários realizavam pintura das grades. O serviço foi adaptado em razão da falta de luminosidade.
— Estávamos pintando a parte de dentro, mas não tem condições de enxergar. Agora é aproveitar a luz do dia enquanto dá e pintar a parte de fora — explicou o funcionário Bruno de Lima.
Essa é a segunda vez em menos de uma semana que o mercado fica sem energia elétrica. No último sábado, houve um desligamento emergencial da rede.