Dois dias antes da maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul, a Baden Torrefação de Cafés foi inaugurada no segundo piso do Mercado Público de Porto Alegre. Mal chegou a operar. Mais de um mês depois, a loja finalmente foi reaberta, com uma missão especial: distribuir café de graça para quem trabalha na limpeza e recuperação do prédio.
A decisão, segundo Leomar Gonçalves, gerente e barista do empreendimento, surgiu "ao natural".
— Quando chegamos ao Mercado, fomos bem recebidos e percebemos que todos eram muito unidos. Não fomos atingidos pela água, mas queríamos ajudar. Nada mais justo do que acolher as pessoas que trabalham aqui com um bom café passado. Era o mínimo que podíamos fazer em retribuição — explica Leomar.
Estive lá nesta sexta-feira (14), data da reabertura parcial do edifício histórico, e provei a iguaria. Não é qualquer café: trata-se de um tipo especial, chamado Bourbon Vermelho, produzido em Minas Gerais.
— É o produto com o qual trabalhamos. Não íamos mudar agora — diz o gerente.
Entre a última segunda-feira (10) e o início da tarde desta sexta, a loja já havia passado sete quilos do grão para distribuição. Este é mais um bom exemplo no meio de tantas notícias ruins. Se você quer apoiar a turma do Baden, seja cliente deles. No Mercado, a loja voltará a atender o público a partir da próxima segunda-feira (17).