Na semana em que está ativo um novo alerta de chuva em Porto Alegre, 20 das 23 Estações de Bombeamento de Água Pluvial (Ebap) estão operando. Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a previsão é religar nesta quarta-feira (12) a casa de bomba de número 2, do Bairro Floresta. A capacidade de funcionamento das estações religadas, entretanto, segue reduzida, já que nem todos os motores estão funcionando.
— A gente segue reforçando o plano de recuperação das casas de bomba, motores que seguem voltando daquele processo de recuperação, de lavagem, secagem. E a gente segue, principalmente, esse plano até o final de semana — explicou o diretor-geral do Dmae, Mauricio Loss.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a chuva com temporal no final de semana. A prefeitura de Porto Alegre anunciou que irá publicar um plano de contingência na quinta-feira (13). Entre as medidas previstas está a atuação do Dmae na limpeza de bueiros e no reforço das casas de bomba, religando-as à rede de energia.
— A gente já está conseguindo passar as estações do gerador para a energia elétrica, e esses geradores estão de "backup" nas casas de bombas — ressaltou Loss.
Entre as Ebaps que são pontos de atenção estão a 5, do Humaitá, e a 16, da Rótula das Cuias. Além disso, os bairros da Zona Norte em que a água demorou mais para baixar também são focos de ação.
— O ponto de atenção mais específico é no Sarandi porque é o bairro que está mais atrasado. A gente conseguiu esgotar ele de sábado para domingo. Então, o pessoal também está voltando para as casas, colocando o lixo para fora, e a gente não conseguiu ainda atuar nas redes como nós já conseguimos atuar nos outros bairros. As nossas equipes já estão lá trabalhando, vão trabalhar durante a semana com hidrojateamento, com limpeza - explicou o diretor-geral.
Além da casa de bomba 2, que deve ser religada ainda nesta semana, não estão funcionando as casas 20 e 21, que ficam no Sarandi e são auxiliares a 9 e 10. A previsão é que elas voltem a operar na próxima semana.
— A gente pretende até o final de semana tirar os motores da 20 e da 21 para a semana que vem colocar eles novamente lá, e aí sim ter todas as casas de bombos em operação — acrescenta Loss.