Entidades e voluntários se preparam para promover o que chamam de "A Maior Faxina da História do Rio Grande do Sul". Prevista para acontecer no próximo sábado (15), das 9h às 17h, a ação tem o objetivo de limpar as residências e comércios do bairro Humaitá e da Vila Farrapos, na zona norte de Porto Alegre, que foram afetados pela enchente de maio. O mutirão solidário será realizado através de uma parceria envolvendo a empresa Ypê, a plataforma Meu Lar de Volta e Grêmio.
A ação tem a expectativa de levar 2 mil voluntários, juntamente com equipes das entidades, para realizar a limpeza solidária. Para isso, disponibilizou um formulário online para que interessados possam sinalizar o desejo em colaborar com a faxina (veja abaixo). No momento, só há 84 voluntários cadastrados para a mobilização.
Aqueles que querem ajudar com o mutirão não precisam se preocupar em levar produtos de limpeza ou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), apenas lanches e alimentos para seu próprio almoço. A Ypê fornecerá cerca de 2,5 mil kits de limpeza para os voluntários, assim como EPIs. Entre as quase 13 toneladas de itens que serão doados pela empresa estão: botas, máscaras, luvas de borracha, capas de chuva, água sanitária, desinfetante, detergente e sabão em pó. Quem deseja participar da ação levando objetos próprios de limpeza e proteção também será bem-vindo, explicam as entidades.
— Nosso objetivo é possibilitar recomeços dignos para o maior número de famílias atingidas em nosso Estado. Nesse Dia D, ao lado de 2 mil voluntários, estaremos juntos por essa causa, devolvendo sonhos e dignidade para tanta gente que até hoje não conseguiram voltar para casa — explica o designer Felipe Machado, um dos criadores da plataforma Meu Lar de Volta.
O bairro Humaitá e a Vila Farrapos são algumas das localidades mais afetadas pela enchente na Capital. Moradores passaram cerca de um mês com suas casas submersas ou alagadas, dificultando a limpeza e reparo dos seus lares.
Reconstrução
Para o diretor do Departamento de Responsabilidade Social do Grêmio, Luiz Jacomini, esta ação é simbólica para o clube, uma vez que ajudará a recuperar o bairro que é berço do Arena.
— É um caminho que a torcida percorre há anos, nos seus bares do coração, nas sedes de movimentos gremistas. A cada jogo, uma multidão tricolor tomava conta dessas ruas. São muitas memórias. As comemorações dos títulos. Essa faxina convida o torcedor a refazer os mesmos trajetos, agora para recuperar nosso bairro. Para estender a mão aos moradores que foram tão impactados pelas águas — diz.
Para a Ypê, a ação buscará ofertar um recomeço para aqueles que perderam tanto de suas vidas na enchente, como sonhos e empreendimentos.
— Essa faxina solidária será mais do que uma limpeza. Devolveremos uma oportunidade de recomeço para muitas famílias — avalia Mariana Nunes, gerente de Responsabilidade Social da Ypê.
Mapeamento
As residências e os comércios que serão limpos foram mapeados pela plataforma Meu Lar de Volta. A ferramenta foi criada por quatro amigos - Gabriel Hipolito das Neves, Felipe Menezes, Fábio Borges e Felipe Machado - para conectar quem precisa de ajuda com aqueles que podem ajudar em meio ao cenário de reconstrução do Estado.
— Todos os proprietários de casas e comércios da região cadastradas na plataforma serão comunicados via SMS sobre o mutirão. Isso não significa que, se o imóvel vizinho estiver precisando, mesmo que não tenha feito o cadastro, ficará de fora da faxina coletiva — explica Felipe Machado.
Por meio da plataforma, também é possível navegar pelo "mapa de necessidades", que mostra os pedidos de ajuda cadastrados na ferramenta, além de um voluntômetro, que indica quantas pessoas estão disponíveis para auxiliar os afetados pela enchente. Também é possível se cadastrar para ofertar ou pedir ajuda.
A ferramenta registra, até o momento, 21 mil pedidos de ajuda e 18 mil voluntários cadastrados. Desde o início da enchente, foram realizados, por meio da iniciativa, mais de 70 mutirões de amparo, em 14 regiões do Estado.
Serviço
- O que: A Maior Faxina da História do Rio Grande do Sul
- Quando: sábado, 15 de junho
- Que horas: das 9h às 17h
- Onde: o ponto de encontro será na Arena do Grêmio (Avenida Padre Leopoldo Brentano, 110 - Farrapos). Voluntários precisam chegar pontualmente às 9h no local.
- Como participar: interessados em participar do mutirão de limpeza solidária devem se cadastrar diretamente neste site: www.meulardevolta.com.br/maior-faxina