Começou a operar, por volta das 11h30min desta terça-feira (4), a bomba anfíbia que deve drenar áreas dos bairros Rio Branco e Fátima, em Canoas, que ainda seguem alagados.
A bomba anfíbia da empresa Higra, cedida pela prefeitura de São Leopoldo, retira 3,6 mil litros de água por segundo. O equipamento foi instalado ao lado da casa de bombas número 4, no bairro Fátima.
De acordo com o Superintendente de Infraestrutura da prefeitura de Canoas, Guilherme Molin, esse equipamento vai ajudar a drenar de forma mais rápida os bolsões que ainda persistem nos bairros.
Ruas como Boa Esperança, Boa Saúde, Montenegro e toda a extensão da Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga seguem inundadas. Veículos altos conseguem circular; no entanto, a situação dificulta o acesso de moradores às suas residências.
O motorista de aplicativo João Matheus, 21 anos, tentava retirar com uma vassoura parte da água que persiste dentro do pátio. Em frente à casa, na Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga, entulhos boiavam na água.
— Hoje é a primeira vez que conseguimos acessar e começar a limpar. Mesmo com água na rua e no pátio, temos que começar. Não tá escoando, os caminhões passam e entra mais água no pátio — conta.
De acordo com a prefeitura, a expectativa é de que até quarta-feira (5) essas regiões estejam secas.