Imagens de satélite de algumas regiões de Canoas e Porto Alegre que foram atingidas pela enchente foram adicionadas ao Google Earth, programa de computador que mostra registros aéreos do mundo todo.
A atualização mostra regiões da Capital que sofreram com o alcance das águas, como os bairros Humaitá, Menino Deus e Centro Histórico. Também é possível observar, pelas imagens de satélite, os alagamentos causados pela enchente nas regiões das Ilhas, da Orla do Guaíba e do Estádio Beira-Rio.
Em Canoas, na Região Metropolitana, os registros exibem um cenário de alagamento nos bairros Rio Branco, Fátima, Mato Grande, Harmonia e Mathias Velho, este último o mais afetado pelas cheias no município. A localidade da Ilha das Garças também recebeu registros aéreos após o evento climático.
Segundo o g1, o professor Fábio Bortoli, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), reuniu algumas dessas imagens e publicou nas redes sociais em formato antes e depois, para que a comunidade possa ver a gravidade do evento climático que assolou o Estado.
Na publicação, o professor mostra pontos como Praça da Alfândega, Cais do Porto, rodoviária, Mercado Público e Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. A postagem também mostra a comparação do Delta do Jacuí.
De acordo com a publicação é necessário utilizar o Google Earth na versão desktop para poder acessar essas imagens. Na ferramenta, também é possível realizar a comparação da situação anterior à enchente através do recurso "Imagens Históricas". Não é possível ver esses registros através do Google Maps.