Até a tarde desta terça-feira (4), 68.350 famílias de Porto Alegre haviam se cadastrado para receber o Auxílio Reconstrução, pago pelo governo federal. O benefício, de R$ 5,1 mil, é pago em cota única para famílias que tiveram a residência atingida pela enchente.
O Auxílio Reconstrução pode ser requerido por pessoas que perderam bens e sofreram danos em razão do fenômeno climático. A Caixa Econômica Federal não informou a GZH quantas famílias de Porto Alegre já tiveram acesso efetivo ao pagamento.
Para receber o Auxílio Reconstrução, as famílias devem buscar inclusão no chamado Registro Unificado. O cadastro pode ser feito online ou em diferentes pontos da Capital (veja a lista abaixo).
É necessário ter uma conta gov.br, mas não é preciso ter conta na Caixa Econômica Federal, nem estar no Cadastro Único, já que, para esse benefício, não há recorte de renda.
Segundo a Secretária de Assistência Social, quem optar por realizar o Registro Unificado de forma presencial não encontrará filas para o serviço. As filas que ocorrem, de acordo com a Pasta, se devem à busca pelo cadastramento no CadUnico, que é exigido para o recebimento de outros benefícios referentes à enchente, como os pagos pelo governo estadual.
Onde fazer o Registro Unificado
Das 8h30mim às 17h
- Terminal Triângulo — Avenida Assis Brasil, 4.320
- Complexo Cultural Esportivo da Bom Jesus e Centro de Referência da Juventude — Rua Marta Costa Franzen, 101
- Casa dos Conselhos — Avenida João Pessoa, 1.110, esquina com Venâncio Aires
- Estação Cidadania da Lomba do Pinheiro — Estrada João de Oliveira Remião, 5250
- Estação Cidadania Restinga — Rua Arno Horn, 221
- Associação Comunitária Parque dos Maias (Acopam) — Rua Gamal Abdel Nasser, 562
Das 9h às 17h
- Departamento Municipal de Habitação (Demhab) — Avenida Princesa Isabel, 1.115
Das 12h às 18h
- Shopping Praia de Belas - Avenida Praia de Belas, 1.181 — 1º piso