O governo federal liberou nesta segunda-feira (27) o pagamento do auxílio de R$ 5,1 mil a mais de 44 mil famílias no Rio Grande do Sul. O benefício é voltado a quem teve a residência atingida por inundação ou deslizamento de terra durante o desastre climático no Estado.
O cadastro das famílias para receber o Auxílio Reconstrução é feito pelas prefeituras. Para ter acesso ao recurso, é preciso confirmar, pela internet, as informações repassadas pelo município.
Depois de confirmar a solicitação, a pessoa indicada como responsável pela família receberá o dinheiro via Pix, em até 48 horas.
Veja o passo a passo para confirmar a solicitação
- A pessoa cadastrada pela prefeitura como responsável pela família deve entrar no site auxilioreconstrucao.dataprev.gov.br/reconstrucao/cidadao/
- O responsável deve fazer login no site com a conta GovBR (se não está registrado, veja aqui como fazer)
- O responsável deverá verificar e confirmar os dados cadastrados pela prefeitura de sua cidade
- Após a confirmação, a Caixa Econômica Federal depositará os R$ 5,1 mil na conta em até 48 horas. Para quem não possui vínculo com o banco, será criada automaticamente uma conta poupança, sem custos.
O que fazer se o recurso não foi liberado
Quem se enquadra nos critérios de pagamento do auxílio reconstrução (veja aqui) mas ainda não foi cadastrado ou não teve os dados submetidos pela prefeitura de seu município encontrará o aviso "CPF não cadastrado pela prefeitura".
Caso o cidadão ainda não tenha sido cadastrado, a orientação do governo federal é de que a pessoa procure a prefeitura de seu município e apresente nome, comprovante de endereço e CPF de todos os membros da família.
Se o cadastro já foi feito, é preciso aguardar que o município envie os dados ao governo federal.